Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Conta em Dia

Receita lança site com dicas para compra de produtos importados pela internet

Novo portal traz informações para resolver problemas, acompanhar pedido, tirar dúvidas sobre impostos e fugir de golpes

Conta em Dia|Ana VinhasOpens in new window

Produtos de até US$ 50 passam a pagar imposto DANIEL CYMBALISTA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 28.05.2024

Com a entrada em vigor da cobrança do Imposto de Importação, chamado de “taxa das blusinhas”, a Receita Federal lançou um site com informações úteis para os consumidores que costumam comprar produtos internacionais pela internet.

A nova tributação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 27 de junho e entra oficialmente em vigor nesta quinta-feira (1º). Mas algumas empresas anunciaram o início da cobrança desde o último sábado (27).

No caso, a importação de itens de até US$ 50 passa a ter imposto de 20% sobre a soma do “valor do produto + valor do frete + valor do seguro”, além do ICMS, que é imposto estadual.

Com o apoio dos Correios, o novo portal Compras Internacionais traz orientações para o comprador de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico para resolver problemas, ajudar a acompanhar o pedido, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos e fugir de golpes.


Uma delas é sobre as proibições e restrições de importação que podem afetar o recebimento de suas encomendas. Conhecer essas proibições e restrições pode evitar problemas e garantir uma experiência de compra tranquila.

Golpes

Passo a passo e vídeos mostram como acompanhar importação, para resolver questões que não foram vinculadas a CPF, para conhecer os principais golpes e cai neles, como importar remédios com receita médica sem pagar impostos.


Outro destaque são as informações do Programa Remessa Conforme, que explicam como pagar menos impostos comprando de sites certificados, e como ficam as novas regras para importação a partir de 1º de agosto, com as mudanças na apelidada “taxa das blusinhas”.

Calculadora de Impostos

Para conferir o valor da compra em reais, a calculadora estima quanto terá que pagar de Imposto de Importação (federal) e de ICMS (de cada estado). A calculadora também mostra a diferença entre comprar de site certificado no Programa Remessa Conforme ou em outros sites.


Para acessar o Portal Compra Internacionais, clique aqui.




Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.