Receita lança site com dicas para compra de produtos importados pela internet
Novo portal traz informações para resolver problemas, acompanhar pedido, tirar dúvidas sobre impostos e fugir de golpes
Com a entrada em vigor da cobrança do Imposto de Importação, chamado de “taxa das blusinhas”, a Receita Federal lançou um site com informações úteis para os consumidores que costumam comprar produtos internacionais pela internet.
A nova tributação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 27 de junho e entra oficialmente em vigor nesta quinta-feira (1º). Mas algumas empresas anunciaram o início da cobrança desde o último sábado (27).
No caso, a importação de itens de até US$ 50 passa a ter imposto de 20% sobre a soma do “valor do produto + valor do frete + valor do seguro”, além do ICMS, que é imposto estadual.
Com o apoio dos Correios, o novo portal Compras Internacionais traz orientações para o comprador de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico para resolver problemas, ajudar a acompanhar o pedido, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos e fugir de golpes.
Uma delas é sobre as proibições e restrições de importação que podem afetar o recebimento de suas encomendas. Conhecer essas proibições e restrições pode evitar problemas e garantir uma experiência de compra tranquila.
Golpes
Passo a passo e vídeos mostram como acompanhar importação, para resolver questões que não foram vinculadas a CPF, para conhecer os principais golpes e cai neles, como importar remédios com receita médica sem pagar impostos.
Outro destaque são as informações do Programa Remessa Conforme, que explicam como pagar menos impostos comprando de sites certificados, e como ficam as novas regras para importação a partir de 1º de agosto, com as mudanças na apelidada “taxa das blusinhas”.
Calculadora de Impostos
Para conferir o valor da compra em reais, a calculadora estima quanto terá que pagar de Imposto de Importação (federal) e de ICMS (de cada estado). A calculadora também mostra a diferença entre comprar de site certificado no Programa Remessa Conforme ou em outros sites.
Para acessar o Portal Compra Internacionais, clique aqui.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.