Logo R7.com
RecordPlus
Economia em 5 minutos - Blogs

Burocracia: o 7X1 que o brasileiro leva todos os dias

Economia em cinco minutos|Richard Rytenband

  • Google News
Brasileiro gasta 1.958 horas para apurar e pagar impostos
Brasileiro gasta 1.958 horas para apurar e pagar impostos

Anualmente o Banco Mundial elabora uma pesquisa que analisa as leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em 190 países, o chamado relatório “Doing Business”.

No mais recente divulgado no final de outubro, o Brasil apareceu como um dos países com o pior ambiente de negócios, ficando na 125ª posição. Estar no pelotão de trás não é novidade, já que nos últimos 10 anos o país oscilou entre as posições 120 e 130 no ranking.


Os destaques negativos ficam por conta dos tópicos "pagamento de impostos" e "abertura de empresas". O tempo gasto para apurar e pagar impostos é de 1.958 horas, o que deixa o Brasil na 184º posição de um universo de 190 países! Apenas para efeito de comparação: a média dos países da América Latina e Caribe é 6 vezes menor, de 332 horas.

Para abrir uma empresa, a média brasileira chega a 101 dias — em comparação, a média da América Latina e Caribe é de apenas 31 dias.


Um bom ambiente é fundamental para que qualquer cidadão interessado em criar ou desenvolver seu negócio, independentemente de porte e recursos, tenha a seu dispor a estrutura necessária. E o mais importante: que possa direcionar seu foco e energia no seu negócio e não para cumprir procedimentos burocráticos.

Está em andamento uma agenda microeconômica que visa reduzir a burocracia, aumentar a produtividade e reduzir o spread bancário no país, com medidas como o cadastro positivo, duplicata eletrônica, a redução no tempo para pagamento de impostos e abertura e fechamento de empresas. Ainda é muito pouco, mas já é um começo para reverter esse jogo da produtividade que no momento nos faz ter saudade dos 7 a 1 que levamos da Alemanha na última Copa do Mundo.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.