Logo R7.com
RecordPlus

Lula avalia pedido de Zelensky para encontro na Assembleia Geral da ONU

Governo brasileiro analisa solicitação do presidente ucraniano

Encurtando Distâncias|Mathias BroteroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula pode se reunir com Zelensky na Assembleia Geral da ONU em Nova York.
  • Solicitação de encontro partiu dos ucranianos, mas não há confirmação oficial.
  • A guerra na Ucrânia será um dos principais temas discutidos na Assembleia Geral.
  • Brasil condena a invasão russa, mas continua comprando diesel e fertilizantes da Rússia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula e Zelensky Assembleia Geral Reprodução/Instagram e Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O encontro aconteceria à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O presidente brasileiro chegou aos Estados Unidos no domingo, e está hospedado na residência do representante permanente do Brasil na ONU, Sérgio Danese.

De acordo com fontes do governo brasileiro ouvidas pelo blog, o pedido de reunião partiu dos ucranianos. Ainda não há, no entanto, confirmação oficial de que os chefes de estado se encontrarão. O Brasil avalia mais de solicitações para reuniões bilaterais.


Lula e Zelensky já tiveram uma reunião presencial durante Assembleia Geral da ONU de 2023. Neste ano, havia uma expectativa de que os dois se encontrassem durante a cúpula do G7, no Canadá, mas não foi possível por uma questão de agenda.

A guerra na Ucrânia será um dos principais assuntos discutidos nesta Assembleia Geral. O Brasil condena a invasão dos russos ao território ucraniano, mas se posicionou contra o isolamento de Moscou.


Além disso, os brasileiros seguem comprando diesel e fertilizantes do governo de Vladmir Putin. O comércio com a Rússia pode trazer riscos. O Brasil pode ser algo novas sanções do governo americano. Por enquanto, o único país que enfrenta sanções secundárias de Donald Trump por comprar petróleo da Rússia é a Índia.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.