Lula avalia pedido de Zelensky para encontro na Assembleia Geral da ONU
Governo brasileiro analisa solicitação do presidente ucraniano
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O encontro aconteceria à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O presidente brasileiro chegou aos Estados Unidos no domingo, e está hospedado na residência do representante permanente do Brasil na ONU, Sérgio Danese.
De acordo com fontes do governo brasileiro ouvidas pelo blog, o pedido de reunião partiu dos ucranianos. Ainda não há, no entanto, confirmação oficial de que os chefes de estado se encontrarão. O Brasil avalia mais de solicitações para reuniões bilaterais.
Lula e Zelensky já tiveram uma reunião presencial durante Assembleia Geral da ONU de 2023. Neste ano, havia uma expectativa de que os dois se encontrassem durante a cúpula do G7, no Canadá, mas não foi possível por uma questão de agenda.
A guerra na Ucrânia será um dos principais assuntos discutidos nesta Assembleia Geral. O Brasil condena a invasão dos russos ao território ucraniano, mas se posicionou contra o isolamento de Moscou.
Além disso, os brasileiros seguem comprando diesel e fertilizantes do governo de Vladmir Putin. O comércio com a Rússia pode trazer riscos. O Brasil pode ser algo novas sanções do governo americano. Por enquanto, o único país que enfrenta sanções secundárias de Donald Trump por comprar petróleo da Rússia é a Índia.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
