Lula e Trump querem fechar um acordo, diz representante do Comércio dos EUA
Jamieson Greer afirmou que sua equipe está pronta para negociar
O representante do Comércio americano, Jamieson Greer, elogiou o encontro entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, na Malásia. “O presidente Lula e o presidente Trump se deram muito bem. Eles querem fechar um acordo. Estamos analisando os contornos do que esse acordo pode vir a ser. Espero que possamos medir esse progresso em semanas ou meses”, afirmou em resposta à RECORD, durante conversa com jornalistas.
O representante do governo norte-americano participou da reunião entre Donald Trump e o presidente brasileiro, na Malásia, no último domingo (26).
Greer chegou à Casa Branca, horas após retornar do périplo que fez pela Ásia, ao lado de Trump. Ele disse que sua equipe está pronta para negociar com o Brasil. “Queremos garantir que os brasileiros também estejam prontos para jogar também”, acrescentou.
O representante comercial disse que, no dia seguinte ao encontro entre Lula e Trump, ele e o secretário de Tesouro americano, Scott Bessent, se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para “dividir opiniões”.
Cerca de uma semana antes da reunião presidencial entre Lula e Trump na Malásia, Jamieson Greer já havia participado de uma reunião com o chefe do Itamaraty, na capital federal dos Estados Unidos.
Greer afirmou que entregou, há algumas semanas, uma lista aos representantes do governo brasileiro com itens que os americanos consideram úteis nas negociações.
De acordo com Greer, a relação inclui questões relacionadas à abertura de uma investigação comercial do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), sob a Seção 301, para avaliar se políticas comerciais brasileiras são desleais na concorrência com empresas dos Estados Unidos.
Jamieson Greer citou ainda a ordem executiva da Casa Branca que elevou as tarifas sobre a importação de produtos brasileiros para os EUA. De acordo com o representante de Trump, comércio digital e práticas agrícolas estão entre os temas que podem fazer parte das negociações.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
