ANAC abre consulta sobre sistema de desaceleração de aeronaves
"EMAS" é recomendado para desacelerar aviões que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem.
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A iniciativa chega 5 dias depois que o blog publicou um artigo especial e exclusivo sobre a importância do Sistema de Parada de Aeronaves, de autoria do comandante e especialista em segurança de voo Paulo Rogério Licati.
A instalação do "EMAS", como o sistema é conhecido (Engineered Materials Arresting System), é uma reivindicação antiga dos pilotos para vários terminais brasileiros carentes de áreas de escape, como o Santos Dumont, por exemplo, no Rio de Janeiro.
Nesta quarta-feira (27) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) submeteu à Consulta Setorial nº 03/2021 a proposta de Instrução Suplementar (IS) n° 154.209-001, intitulada “Projeto de sistemas de desaceleração de aeronaves”, que traz orientações e parâmetros para o dimensionamento e a sinalização desses sistemas.
Com previsão no requisito 154.209 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) n° 154, os sistemas de desaceleração de aeronaves são projetados para desacelerar uma aeronave que ultrapasse acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem, evento chamado de excursão longitudinal de pista (overrun). Esses sistemas são tipicamente utilizados em aeroportos que, por limitação de espaço, não conseguem prover uma área de segurança de fim de pista (RESA) tradicional.
Segundo texto da ANAC, os documentos sob consulta estão disponíveis na página Consultas Setoriais do site da agência até 13 de dezembro de 2021. As contribuições deverão ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico disponibilizado no mesmo endereço eletrônico.
A proposta de consulta setorial é resultado de estudo técnico realizado por grupo de trabalho coordenado pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) para estudar os critérios de projeto, instalação e manutenção de sistemas de desaceleração de aeronaves em aeroportos. O grupo propôs, primeiramente, os critérios de projeto para as características físicas de um sistema de desaceleração de aeronaves, e então, foram definidos os parâmetros mínimos de composição do material do sistema de desaceleração e os critérios para a sinalização do sistema.
