A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoverá, entre os dias 7 e 9 de junho, a primeira de uma série de sete edições do Segurança em Foco que ocorrerão neste ano. O evento presencial será realizado, das 8h30 às 18h, no auditório da ANAC, na Avenida Presidente Vargas, 850, Torre Boa Vista, Centro – Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho pelo portal de capacitação da Agência.
ANAC: Segurança em Foco
William AlvesNo primeiro dia do Segurança em Foco – Edição Rio de Janeiro, 7 de junho, serão abordados o panoramas estatísticos da área do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), ocorrências aeronáuticas e fatores contribuintes que mais surgiram e suas recomendações de segurança operacional; os estragos que um balão clandestino pode causar à aviação; o gerenciamento de risco da fauna; o guia de boas práticas para uso do espaço aéreo entorno do aeroporto; e os estragos que uma operação clandestina com drones pode causar à aviação. Os interessados em acompanhar o primeiro dia deverão se inscrever pelo Portal de Capacitação no grupo de Operações Aéreas.
Na manhã do segundo dia do evento, 8 de junho, as apresentações serão a respeito do Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada (PMAC) e o compartilhamento de aeronaves segundo subparte K do RBAC 91. Para assistir às palestras, inscreva-se na turma de Aeronavegabilidade Continuada. No turno da tarde, os temas destacados são comunicação de fauna em publicação aeronáutica e passageiros indisciplinados. Quem tiver interesse deve fazer a inscrição na turma de Gestão de Aeroportos.
No último dia, 9 de junho, o período da manhã será dedicado às apresentações sobre aeronave leve esportiva e suas mudanças em estudo, bem como a compreensão sobre a categoria. Inscreva-se no grupo de Certificação de Produto. Por fim, a parte da tarde será destinada ao conhecimento dos riscos associados à pintura de aeronaves. Para participar desta palestra, faça a inscrição na turma de Fiscalização.
Os públicos-alvo são Gestores e Executivos da Aviação Civil; Gestores de Segurança Operacional (GSO) e demais profissionais envolvidos com a segurança operacional dos segmentos regidos pelos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBACs) 91 e 135, serviços aéreos especializados, operadores aéreos de Segurança Pública e/ou de Defesa Civil, aeroclubes e escolas de aviação; profissionais atuantes nas áreas de manutenção e engenharia de operadores aéreos ou de organizações de manutenção aeronáutica; operadores da aviação geral e da aviação regida pelo RBAC 135; profissionais atuantes na área de gestão aeroportuária.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.