Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Avião pousa na pista errada e obriga carro de manutenção a sair em alta velocidade

Provável equívoco da tripulação foi percebido a tempo por motorista da viatura do aeroporto que fazia inspeção na pista. Incidente foi classificado como grave

Luiz Fara Monteiro|Do R7

ATR72 da Binter Canarias: pouso na pista errada
ATR72 da Binter Canarias: pouso na pista errada

Era um voo de menos de meia hora de duração, com partida às 12h47 e chegada prevista para as 13h16. 

O modelo ATR72-212A da companhia de transporte regional Binter (Linhas Aéreas de Canarias), registro EC-MNN, está em operação há cinco anos, segundo a ferramenta de monitoramento de voos AirNav RadarBox.

E cumpria o voo NT-207 da ilha de Fuerteventura para Las Palmas, na Espanha, no último 14 de março. 

A ilha de Fuertenova foi declarada reserva da biosfera pela Unesco, em 2009.


Tudo corria bem até o momento da aproximação, quando os pilotos foram liberados para pousar na pista de Las Palmas 03R. 

Na aviação, as pistas dos aeródromos recebem indicações "R" ou "L", sendo a primeira para a pista do lado direito (Right) e "L" para a do lado esquerdo (Left).


Quando a aeronave com 68 passageiros e 4 tripulantes a bordo se aproximava, o motorista de um carro de manutenção do aeroporto que trabalhava na pista 03L notou algo diferente e questionou a torre se a aeronave em aproximação estava pousando na pista 03L, onde o automóvel se encontrava.

A torre confirmou visualmente que a aeronave estava apontando para a pista 03L e instou o motorista a desocupar a pista.


O veículo desocupou a pista em alta velocidade e a aeronave de fato pousou em segurança onde o motorista se encontrava, ou seja, na 03L, e não na 03R.

O relato foi feito pelo Aviation Herald.

Não há informação se o controle de tráfego chegou a determinar que o ATR arremetesse para buscar a pista correta.

O incidente foi considerado grave, e a Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha — CIAIAC — informou que uma investigação foi aberta sobre a ocorrência.

Rota seguida pelo Binter entre Fuerteventura e Las Palmas, nas Canárias
Rota seguida pelo Binter entre Fuerteventura e Las Palmas, nas Canárias
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.