Avião pousa na pista errada e obriga carro de manutenção a sair em alta velocidade
Provável equívoco da tripulação foi percebido a tempo por motorista da viatura do aeroporto que fazia inspeção na pista. Incidente foi classificado como grave
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Era um voo de menos de meia hora de duração, com partida às 12h47 e chegada prevista para as 13h16.
O modelo ATR72-212A da companhia de transporte regional Binter (Linhas Aéreas de Canarias), registro EC-MNN, está em operação há cinco anos, segundo a ferramenta de monitoramento de voos AirNav RadarBox.
E cumpria o voo NT-207 da ilha de Fuerteventura para Las Palmas, na Espanha, no último 14 de março.
A ilha de Fuertenova foi declarada reserva da biosfera pela Unesco, em 2009.
Tudo corria bem até o momento da aproximação, quando os pilotos foram liberados para pousar na pista de Las Palmas 03R.
Na aviação, as pistas dos aeródromos recebem indicações "R" ou "L", sendo a primeira para a pista do lado direito (Right) e "L" para a do lado esquerdo (Left).
Quando a aeronave com 68 passageiros e 4 tripulantes a bordo se aproximava, o motorista de um carro de manutenção do aeroporto que trabalhava na pista 03L notou algo diferente e questionou a torre se a aeronave em aproximação estava pousando na pista 03L, onde o automóvel se encontrava.
A torre confirmou visualmente que a aeronave estava apontando para a pista 03L e instou o motorista a desocupar a pista.
O veículo desocupou a pista em alta velocidade e a aeronave de fato pousou em segurança onde o motorista se encontrava, ou seja, na 03L, e não na 03R.
O relato foi feito pelo Aviation Herald.
Não há informação se o controle de tráfego chegou a determinar que o ATR arremetesse para buscar a pista correta.
O incidente foi considerado grave, e a Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha — CIAIAC — informou que uma investigação foi aberta sobre a ocorrência.
