Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião Solidário da LATAM transporta saguis-da-serra-escura para conservação da espécie

Animais nascidos e criados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade do Vale do Paraíba – CRAS/UNIVAP viverão agora no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS)

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Saguis-da-serra-escura (Callithrix aurita): Avião Solidário da LATAM
Saguis-da-serra-escura (Callithrix aurita): Avião Solidário da LATAM Saguis-da-serra-escura (Callithrix aurita): Avião Solidário da LATAM (Zoológico de Guarulhos)

Dois machos de saguis-da-serra-escuro, espécie ameaçada de extinção, receberam um novo lar nesta quarta-feira (28/2) graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Os saguis-da-serra-escuro (Callithrix aurita) batizados de Lindo e Ursinho foram transportados de São Paulo a Porto Alegre para reprodução com fêmeas da mesma espécie, de acordo com as recomendações do programa de conservação.

Os animais fazem parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica do ICMbio, por meio da recomendação do studbook keeper (consultor genealógico), que promove a conservação da espécie pelo estudo da população dos indivíduos sob cuidados humanos. O objetivo é garantir o tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética dos animais.

Os machos nascidos e criados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade do Vale do Paraíba – CRAS/UNIVAP agora passam a habitar o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS). O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo operado no trecho Guarulhos-Porto Alegre. Na prática, o transporte aéreo reduziu de 16h40 para 1h40 a viagem na comparação com um deslocamento terrestre entre as duas instituições.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Publicidade

A ação com os dois saguis-da-serra-escura (Callithrix aurita) foi o terceiro transporte gratuito de animais do Avião Solidário da LATAM no Brasil em 2024. Com 11 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Publicidade

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

Publicidade

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.