‘Carros voadores’ colidem durante ensaio para show aéreo na China
Aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) caíram no Changchun Airshow, deixando passageiro ferido
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Duas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas pela sigla eVTOL, e popularmente chamadas de “carros voadores” colidiram e caíram durante um evento aéreo na China.
A mídia local publicou informações controversas sobre eventuais vítimas. Enquanto alguns veículos afirmavam sobre a existência de um passageiro ferido e hospitalizado, outras fontes divulgaram que ninguém se machucou.
Os veículos pertecem à Xpeng Aeroht. O acidente levantou discussões sobre os riscos de segurança para este segmento.
A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (16) durante um ensaio para o show aéreo de Changchun, levantando novas questões sobre a segurança da tecnologia da Xpeng.
O evento, também conhecido como Dia Aberto da Aviação da Força Aérea, será realizado de 19 a 23 desse mês. É organizado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (ELP) em Changchun,
Após a colisão, um eVTOL pegou fogo, enquanto o outro conseguiu chegar ao solo com segurança, disse a Xpeng Aeroht, uma startup que se tornou uma subsidiária da fabricante de veículos elétricos em 2020, em um comunicado.
Imagens do incidente mostraram fumaça preta saindo do eVTOL acidentado em um campo gramado plano, com caminhões de bombeiros por perto.
As duas aeronaves voaram muito próximas uma da outra e entraram em contato uma com a outra durante o ensaio.
As autoridades investigam a causa, disse a Xpeng Aeroht.
O incidente pode ser um revés para a Xpeng Aeroht, que se preparava para iniciar as entregas de seu porta-aviões terrestre — um veículo elétrico comum que vem com um módulo eVTOL separado. O porta-aviões terrestre está atualmente disponível para encomenda na China e a produção em massa está prevista para 2026.
A China há muito promove a perspectiva de uma economia de baixa altitude que beneficiaria a indústria de eVTOLs e ajudaria a impulsionar a implantação em massa. Mas ainda há dúvidas sobre a segurança e a confiabilidade das aeronaves que transportariam pessoas por curtas distâncias. Prevê-se que muitas delas também seriam autônomas, informa o Straits Times.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












