Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Companhias aéreas dos EUA alertam para interrupção iminente de voos 5G

Com retorno da discussão, aéreas temem que os sinais 5G da banda C atrapalhem os sistemas de navegação dos aviões, principalmente aqueles usados ​​com mau tempo

Luiz Fara Monteiro|Do R7

5G: companhias temem interferência nos sistemas de navegação
5G: companhias temem interferência nos sistemas de navegação 5G: companhias temem interferência nos sistemas de navegação

As 10 maiores companhias aéreas dos Estados Unidos alertaram que a iminente ativação dos serviços de telefonia móvel 5G causará "grandes interrupções" nos voos.

De acordo com as empresas, o início dos serviços de telefonia móvel Verizon e AT&T 5G, planejado para quarta-feira, causaria uma "calamidade econômica completamente evitável".

As companhias aéreas temem que os sinais 5G da banda C atrapalhem os sistemas de navegação dos aviões, principalmente aqueles usados ​​com mau tempo, informa reportagem da BBC.

O alerta foi feito em carta enviada às autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos.

Publicidade

Os executivos-chefes da American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines se juntaram a outros para dizer: “É necessária uma intervenção imediata para evitar interrupções operacionais significativas para passageiros aéreos, transportadores, cadeia de suprimentos e entrega de suprimentos médicos necessários”, incluindo a distribuição de vacinas.

A BBC viu a carta descrevendo suas preocupações urgentes. Foi enviado ao secretário de Transporte Pete Buttigieg, bem como ao chefe da Administração Federal de Aviação (FAA), ao presidente da Comissão Federal de Comunicações e ao diretor do Conselho Econômico Nacional.

Publicidade

A BBC entende que as negociações continuam nos níveis mais altos do governo dos EUA sobre o que foi descrito como uma "situação muito fluida".

Por que seu novo telefone pode atrapalhar voos e aviões terrestres

Publicidade

Principais empresas de telefonia dos EUA concordam em adiar o lançamento do 5G

Boeing e Airbus alertam EUA sobre preocupações de segurança 5G

As companhias aéreas querem que os sinais 5G sejam excluídos de "aproximadamente duas milhas de pistas de aeroportos nos aeroportos afetados, conforme definido pela FAA em 19 de janeiro de 2022".

“Isso permitirá que o 5G seja implantado, evitando impactos prejudiciais na indústria da aviação, viagens públicas, cadeia de suprimentos, distribuição de vacinas, nossa força de trabalho e economia em geral.

“Pedimos ainda que a FAA identifique imediatamente as estações base mais próximas das principais pistas do aeroporto que precisam ser abordadas para garantir a segurança e evitar interrupções”, acrescentaram.

Essas preocupações foram destacadas recentemente pelas duas grandes fabricantes de aviões, Airbus e Boeing, em um raro alerta conjunto.

O grupo de companhias aéreas disse: “Os fabricantes de aviões nos informaram que há grandes áreas da frota operacional que podem precisar ser aterradas indefinidamente.

“Além do caos causado domesticamente, essa falta de aeronaves de fuselagem larga utilizáveis ​​poderia deixar dezenas de milhares de americanos no exterior”.

Em uma atualização no domingo, a FAA, que supervisiona a segurança da aviação nos EUA, disse que liberou "cerca de 45% da frota comercial dos EUA para realizar pousos de baixa visibilidade em muitos dos aeroportos onde a banda C 5G será implantada. ".

A FAA acrescentou que aprovou "dois modelos de rádio-altímetro instalados em uma ampla variedade de aviões Boeing e Airbus".

“Mesmo com essas novas aprovações, os voos em alguns aeroportos ainda podem ser afetados”, disse o regulador.

"A FAA também continua trabalhando com os fabricantes para entender como os dados do altímetro do radar são usados ​​em outros sistemas de controle de voo. Os passageiros devem verificar com suas companhias aéreas se há previsão de tempo em um destino onde a interferência 5G é possível."

As empresas de telefonia gastaram dezenas de bilhões de dólares na atualização de suas redes para implantar a tecnologia 5G, que traz serviços de internet muito mais rápidos e maior conectividade.

Já houve vários atrasos por causa das preocupações com a aviação, com as datas de lançamento em dezembro e no início deste mês sendo adiadas.

O grupo da indústria sem fio dos EUA, CTIA, disse anteriormente que o 5G é seguro e acusou a indústria da aviação de espalhar o medo e distorcer os fatos.

"Um atraso causará danos reais. Atrasar a implantação em um ano subtrairia US$ 50 bilhões em crescimento econômico, assim como nossa nação se recupera e se reconstrói da pandemia", disse a presidente-executiva da CTIA, Meredith Attwell Baker, em um post de blog em novembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.