Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

França divulga imagens e acusa caça russo por ‘manobra agressiva’ sobre drone em espaço aéreo internacional

Ministro da Defesa francês garantiu que país continuará a agir para defender as liberdades de navegação nos espaços aéreos e marítimos internacionais

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Caça russo SU-3 se aproxima de drone francês Reprodução

As tensões entre Paris e Moscou ganharam ainda mais força depois que o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, revelou 'manobras agressivas' de um caça multifuncional russo Sukhoi Su-35 sobre um drone francês de vigilância predador Reaper MQ-9 que patrulhava uma extensão do Mar Mediterrâneo, em espaço aéreo internacional.

Imagens mostram o momento em que o caça chegou a poucos metros do drone francês no Mediterrâneo. Lecornu classificou a manobra como “perigosa”. Ele disse que o jato fez “três passagens próximas sucessivas”, o que, segundo ele, poderia ter levado à “perda de controle do drone”.

O drone MQ-9 utilizado pela França é um sistema de aeronave não tripulada (UAS) desenvolvido pela General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) para voar em altitudes médias-altas em voos longos, de acordo com o Global Defense News.

Os caças SU-35 têm sido frequentemente utilizados pela Rússia em ataques à Ucrânia desde fevereiro de 2022.


Drone MQ-9 da General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) Divulgação GA-ASI

No cargo desde 2022, Lecornu garantiu que seu país “continuará a agir para defender as liberdades de navegação nos espaços aéreos e marítimos internacionais”, informou o Daily Mail.

O incidente eleva o mal estar entre os dois governos, enquanto o presidente Emmanuel Macron permanece firme no apoio à Ucrânia no conflito contra os russos.


Em sua postagem no X, Lecornu escreveu: “No domingo, um caça russo SU-35 se comportou perigosamente em direção a um drone francês Reaper em uma missão de vigilância no espaço aéreo internacional sobre o Mediterrâneo oriental. Três passagens sucessivas em estreita proximidade, o que pode ter feito o drone perder o controle, atestando um desejo de restringir o movimento aéreo livre em áreas comuns.”

Caça russo Su-35 Anna Zvereva via Força Aérea russa

Lecornu continuou condenando as ações de Moscou e escreveu: “Uma ação intencional, pouco profissional e agressiva que não é aceitável. A França continuará a agir para defender a liberdade de navegação em espaços aéreos e marítimos internacionais.”

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.