Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Imprensa argentina põe em dúvida segurança das Aerolineas Argentinas

Jornalistas questionam a qualidade da manutenção após uma sequência de 5 incidentes em 15 dias. Principal companhia do pais enfrenta uma longa crise financeira

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Aerolineas Argentinas: problemas de manutenção
Aerolineas Argentinas: problemas de manutenção Aerolineas Argentinas: problemas de manutenção

Uma série de 5 incidentes em 15 dias fez a imprensa argentina colocar em dúvida a qualidade de manutenção das aeronaves da companhia Aerolineas Argentinas.

Ao abordar um incidente nesta sexta-feira (4) no telejornal "El Noticero de LN+", quando um voo executado pelo Boeing 737-800, registro LV-FXQ, das Aerolineas Argentinas que saiu de Córdoba com destino à província de Salta precisou realizar uma descida de emergência após enfrentar problemas de despressurização, os apresentadores e comentaristas listaram as outras 4 falhas técnicas registradas em 11 dias, reveladas pelo perfil Aviones en Ezeiza:

Em 17 de fevereiro o voo AR1802 cumprido pelo Embraer E190, registro AEP-RGL, experimentou um problema de pressurização e foi desviado para Ezeiza. 

No dia 23 de fevereiro foi o voo AR1480, realizado por um Boeing 737-800 de registro AEP-TUC, com falhas nos flaps.

Publicidade

No dia seguinte, 24 de fevereiro, o mesmo Embraer E190 de registro AEP-RGL voltou a apresentar falhas no sistema de pressurização e mais uma vez desviou para Ezeiza.

Em 28 de fevereiro outro Boeing 737-800, este sob o registro AEP-BRC, experimentou problemas no piloto automático enquanto realizava o voo AR1868. A aeronave desviou o pouso para Ezeiza. 

Publicidade

Um dos comentaristas do "El Noticero de LN+" chamou a atenção para o fato de que as falhas ocorreram em modelos diferentes da companhia aérea. No caso, tanto em Boeing 737-800 quanto no Embraer E190.

"É falta de manutenção porque se fosse em um mesmo avião, o problema poderia estar no avião, como no episódio do 737MAX".

Publicidade

Os apresentadores não esconderam a preocupação com a segurança dos clientes das Aerolineas Argentinas:

"Isto é um grande problema para os passageiros argentinos pois muitos argentinos só voam pelas Aerolineas", disse um deles.

A conclusão dos jornalistas foi uma só:

"Falta de dinheiro. Falta de manutenção e falta de dinheiro".

Afetada pela pandemia, como todas as outras, a estatal tem recorrido a subsídios do governo nos últimos anos como tentativa de continuar suas operações. 

Só no ano passado, a expectativa de injeção na companhia era de 390 milhões de dólares. Some-se a isso os 527 milhões de dólares de subsídios em 2020.

A companhia trava uma batalha em tribunais internacionais ao recorrer de decisões contra sua execução, movida por antigos investidores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.