Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Indonésia reabre aeroporto de Jacarta, mas novas erupções de vulcão ameaçam outra interrupção

Cinzas se espalharam por quilômetros e deixaram 340 mil pessoas retidas na região

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Monte Anak Krakatau: nova erupção Reprodução redes sociais

A Indonésia reabriu seu principal aeroporto em Jacarta e outros quatro que haviam sido fechados devido às cinzas vulcânicas do Monte Anak Krakatau. A erupção e o consequente fechamento de aeroportos foram noticiados pelo blog na madrugada de domingo.

Apesar da reabertura do terminal, novas erupções nesta terça-feira aumentam o risco de mais interrupções.


As cinzas do Anak Krakatau, vulcão localizado a meio caminho entre as ilhas de Java e Sumatra, cobriram Jacarta e algumas áreas vizinhas desde a erupção inicial na noite de sexta-feira. Isso levou ao fechamento de oito aeroportos por motivos de segurança, afetando mais de 340 mil viajantes.

O Aeroporto Soekarno-Hatta, principal aeroporto de Jacarta, retomou suas operações na terça-feira, após o vento dispersar as cinzas, disse o Ministro dos Transportes, Dudy Purwagandhi, em um comunicado, acrescentando que as autoridades verificariam a aeronavegabilidade de 178 aeronaves que estavam retidas no local durante o fechamento.


“Talvez seja necessário um pouco mais de tempo para preparar os aviões”, disse Dudy.

A Reuters ouviu o viajante Alvin Pratama Putra, de 31 anos, que havia chegado a Soekarno-Hatta no domingo para um voo de trabalho para a Coreia do Sul. Ele disse que seu voo foi remarcado para quinta-feira.


“O que se pode fazer? É a natureza. É perigoso para o avião se você forçar”, disse ele, acrescentando que estava dormindo em um banco no aeroporto.

Outros quatro aeroportos, incluindo um menor em Jacarta e outro na cidade vizinha de Bandung, também reabriram na terça-feira. Um outro aeroporto já havia reaberto na segunda-feira, enquanto dois permanecem fechados.


Bayu Sutanto, secretário-geral da Associação Nacional de Companhias Aéreas da Indonésia (INACA), afirmou que os atrasos pressionam as finanças das companhias aéreas, que perdem receita com voos cancelados e enfrentam maiores despesas operacionais.

Bayu afirmou que as companhias aéreas teriam que arcar com diversas despesas, como custos extras de combustível devido a desvios de rota, estacionamento de aeronaves ou custos relacionados à tripulação, acrescentando que o atraso de um avião em Soekarno-Hatta poderia afetar os três ou quatro voos seguintes que utilizassem a mesma aeronave.

Segundo Bayu, as companhias aéreas poderiam perder até 19 bilhões de rupias (US$ 1 milhão) por dia durante uma interrupção desse tipo.

NOVAS ERUPÇÕES NA TERÇA-FEIRA

O vulcão Anak Krakatau entrou em erupção novamente três vezes na manhã de terça-feira, informou a agência de monitoramento de vulcões. Embora menores do que as erupções anteriores, ainda havia potencial para interrupções de voos, dependendo da altura da nuvem de cinzas e da direção do vento.

“Até o momento, o impacto não é tão grande quanto o das erupções anteriores, mas continuaremos monitorando”, disse Lana Saria, chefe da agência geológica, à Reuters por mensagem de texto.

O vulcão é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia, país que se estende pelo “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de alta atividade sísmica onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, criando um grande número de terremotos e erupções vulcânicas.

Outros vulcões, incluindo o Monte Ibu e o Ili Lewotolok, ambos em ilhas a leste de Java, também entraram em erupção na terça-feira.

Anak Krakatau, que significa filho de Krakatau, começou a emergir há um século da área anteriormente ocupada por Krakatau, então conhecida como Krakatoa. O vulcão mais antigo se destruiu em erupções massivas em 1883, que mataram mais de 36.000 pessoas após desencadearem uma série de tsunamis.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.