Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

LATAM lidera setor aéreo brasileiro no primeiro trimestre de 2023, segundo a ANAC

Companhia deu sequência aos dois anos (2021 e 2022) de liderança em participação do mercado doméstico e internacional no Brasil

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Em março, LATAM inaugurou operações em Passo Fundo (RS) e as rotas Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima
Em março, LATAM inaugurou operações em Passo Fundo (RS) e as rotas Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima Em março, LATAM inaugurou operações em Passo Fundo (RS) e as rotas Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima

Cada vez mais eficiente, competitiva e fortalecida, a LATAM acaba de ser confirmada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como a líder do setor aéreo brasileiro no primeiro trimestre de 2023. No acumulado do período, a companhia registrou 37,5% de participação no mercado doméstico e 20,6%¹ no internacional. A conquista dá sequência a dois anos (2021 e 2022) de liderança da LATAM no Brasil em RPK² (Passageiros-Quilômetros Transportados). O índice medido pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre todos os passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

A LATAM tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Em março, inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, iniciará operações diretas do Brasil para Joanesburgo e Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, definitivamente aprovada em 2022.

Atualmente, a LATAM voa para o seu recorde de 55 destinos domésticos no Brasil e ocupa com folga a posição de empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, com exceção da Ásia. No Brasil, a companhia também acaba de anunciar a ampliação do seu acordo de codeshare (compartilhamento de voos) com a Voepass, iniciado em 2014.

Vale destacar que a LATAM tem reforçado o seu compromisso com o Brasil não somente com mais voos e destinos, mas também com mais transportes gratuitos do seu Avião Solidário. Somente em 2023, o programa já beneficiou diretamente no Brasil mais de 160 mil pessoas, embarcou 10 toneladas de cargas em emergências, concedeu 264 passagens aéreas às instituições sociais parceiras, transportou 13 animais resgatados e atuou diretamente em situações críticas como os terremotos da Turquia e Síria e os deslizamentos no litoral norte paulista.

Publicidade

Na prática, o programa Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Sobre a LATAM

Publicidade

A LATAM e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colombia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias cargueiras do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 17 aviões cargueiros, que aumentará gradativamente para um total de até 19 aviões cargueiros até 2024. Essas subsidiárias cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros do grupo e operam na malha do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.