Meteorologia desfavorável atrasa chegada do Beluga ao Brasil
Pouso em Fortaleza foi adiado para o meio da tarde deste domingo. Em Campinas, evento com admiradores da aeronave e spotters foi transferido para segunda
Luiz Fara Monteiro|Do R7

O Beluga vai pernoitar neste domingo (24) em Fortaleza. Representantes da Airbus afirmaram ao blog que a chegada a Viracopos foi adiada para esta segunda-feira (25), em horário ainda a ser confirmado.
O motivo alegado: condições climáticas desfavoráveis. Uma tempestade na região de Dakar atrasou a partida da capital senegalesa.
Outra barreira também está provavelmente na Zona de Convergência Intertropical, onde formações pesadas de nuvens se acumulam. Como o Beluga voa a baixa altitude – cerca de 22.000 pés –, a aeronave precisa realizar uma série de desvios.
A velocidade do Beluga também é lenta, comparada à de jatos intercontinentais de passageiros: por volta dos 428 nós (791 km/h).
A aeronave, que saiu de Toulouse, na França, trazendo um helicóptero modelo ACH 160 como carga, fez uma escala em Dakar e deixou o Senegal rumo ao Brasil com praticamente um dia de atraso.
A chegada à capital cearense deve ocorrer no meio da tarde deste domingo.
Com isso, a expectativa de admiradores, curiosos e spotters (fotógrafos especializados em aviação) que se preparavam para acompanhar o pouso em Campinas vai ficar para esta segunda-feira. Espera-se que o avião-baleia chegue ao interior de São Paulo por volta do meio-dia.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos divulgou uma nota em que anuncia que o "Spotter Day" de Viracopos foi adiado para amanhã.
Também haverá uma cerimônia para convidados exclusivos da Airbus, que será realizada no hangar da Azul Linhas Aéreas, em Campinas.
O avião cargueiro Airbus BelugaST, popularmente chamado de 'avião-baleia', sofreu uma reprogramação e chegará ao Brasil apenas amanhã (24), e não mais neste sábado (23). A aeronave é considerada uma das maiores do mundo, com 56 metros de comprimento, e...
O avião cargueiro Airbus BelugaST, popularmente chamado de 'avião-baleia', sofreu uma reprogramação e chegará ao Brasil apenas amanhã (24), e não mais neste sábado (23). A aeronave é considerada uma das maiores do mundo, com 56 metros de comprimento, e tem como destaque a capacidade de transporte de carga: 40 toneladas


















