Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

O que diferencia o feito de Santos Dumont ao dos irmãos Wright?

Em artigo, o comandante Fabio Castilho explica por que o título de Pai da Aviação cabe ao brasileiro, e não aos americanos que voaram em 1903

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Comandante Fabio Castilho: "Santos Dumont é o Pai da Aviação"
Comandante Fabio Castilho: "Santos Dumont é o Pai da Aviação"

É possível considerar os irmãos Wright pais da aviação, mesmo que sua aeronave, o Flyer, que voou em 1903 – antes, portanto, que a aeronave de Santos Dumont, tenha sido catapultada? Diante do que foi exposto, vejo que o artigo 106 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) considera como "aeronave" todo aparelho manobrável em voo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo, mediante reações aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas.

Para completar este artigo tido como verdadeiro, temos na aerodinâmica a definição de Aeródinos e Aeróstatos. Em resumo, o primeiro identifica as aeronaves mais pesadas que o ar, o segundo é a designação para aeronaves mais leves que o ar. A questão trata de um assunto contundente, pois o princípio do voo sempre existiu, sempre existirá. Basta a construção de uma asa com certa curvatura, arqueada ao vento, para produzir sustentação necessária de se elevar.

O alemão Otto Lilienthal desenvolveu diversos planadores entre 1891 e 1896. Planadores são classificados como Aeródinos, a mesma classificação para o Flyer dos Wright e do 14 Bis, de Santos Dumont. Perceba que a invenção do avião não é proveniente de uma pessoa, vários inventores passaram anos estudando e colocando em prática seus experimentos. Otto levou para o ar as verdades sobre as leis da aerodinâmica, assim como os irmãos Wright e tantos outros até chegar a Santos Dumont, que sempre se “mostrou” diante do público. Pelos relatos, jamais escondeu seus estudos. Dumont foi obstinado a experimentar o voo com Aeróstatos até atingir seu grande feito. Vale ressaltar que foi algo inédito para a época.

Decolar uma aeronave sob os conceitos aerodinâmicos conhecidos como Aeródino sem que fosse assistido de catapultas ou correntes de vento, isto é, decolar uma aeronave com propulsão própria! Santos Dumont conseguiu, foi no dia 23 de Outubro de 1906. Portanto, o desenvolvimento deste pensamento me lava a crer que não é possível considerar os irmãos Wright os pais da aviação.

Publicidade

Indico um livro fantástico escrito por Santos Dumont: "O que eu vi. O que nós veremos". Este livro evidência o caráter visionário de Santos Dumont, justificando sim o seu apelido de “Pai da aviação”.

Fabio Castilho é Piloto de Linha aérea e Instrutor de simulador de voo

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.