Tufão na Ásia cancela mais de 500 voos no aeroporto de Hong Kong
Cathay Pacific anuncia o cancelamento de centenas de voos por conta do ‘Ragasa’, equivalente a um furacão de categoria cinco. Tempestade também vai atingir a China

Os voos no aeroporto de Hong Kong entre terça e quinta-feira desta semana serão severamente interrompidos por cerca de 36 horas, devido ao Super Tufão Ragasa, e a principal companhia aérea da região, a Cathay Pacific, deverá cancelar mais de 500 operações.
Haverá uma “redução significativa de pousos e decolagens” de aeronaves a partir das 18h de terça-feira, e a maioria dos “movimentos de voos” será afetada na quarta-feira, disse Wing Yeung, diretor de prestação de serviços da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, a repórteres na segunda-feira.
A Autoridade Aeroportuária trabalhará com as companhias aéreas, o Observatório de Hong Kong (HKO) e o Departamento de Aviação Civil para retomar as operações do aeroporto quando o tempo melhorar, acrescentou Yeung.
Falando na mesma coletiva de imprensa, representantes da Cathay Pacific, Hong Kong Express, Hong Kong Airlines e Greater Bay Airlines disseram que os passageiros afetados poderiam remarcar seus voos gratuitamente.
Yeung também enfatizou que o aeroporto permanecerá aberto durante esse período. Cadeiras, tomadas de recarga e “suprimentos básicos” estarão disponíveis para viajantes retidos, e os restaurantes funcionarão normalmente, alguns até 24 horas.
Acordos de companhias aéreas
Os voos da Cathay Pacific serão suspensos a partir das 18h de terça-feira e serão reiniciados gradualmente durante o dia de quinta-feira, disse Keri Lui, chefe do Aeroporto Internacional de Hong Kong na Cathay Pacific.
Mais de 500 voos da Cathay Pacific — incluindo voos regionais e de longa distância — devem ser cancelados.
A HK Express, subsidiária de baixo custo da Cathay, disse que quatro de seus voos programados para terça-feira partiriam mais cedo e que mais de 100 voos seriam cancelados entre terça e quinta-feira.
Enquanto isso, a Hong Kong Airlines disse que cancelaria voos entre 18h de terça-feira e 6h de quinta-feira.
A Greater Bay Airlines disse que seus voos programados para depois das 18h de terça-feira e a qualquer momento na quarta-feira seriam “atrasados ou cancelados”.
Ao meio-dia de segunda-feira, Ragasa — palavra filipina para movimento rápido ou veloz — estava localizado a cerca de 890 quilômetros a sudeste de Hong Kong, movendo-se gradualmente pelo Estreito de Luzon e entrando na parte norte do Mar da China Meridional, de acordo com o Observatório de Hong Kong (HKO), informa o Hong Kong Free Press.
O tufão Ragasa está prestes a se tornar a tempestade mais forte que a cidade viu desde o Mangkhut em 2018.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
