Lançamento: Yamaha apresenta 2ª geração da MT-03

Modelo chega na segunda quinzena de setembro em toda rede de concessionários com suspensão dianteira invertida e novo conjunto ótico que lembra a irmã MT-09

Modelo 2021 oferece novo conjunto ótico  inspirado na MT-09 e suspensão dianteira invertida

Modelo 2021 oferece novo conjunto ótico inspirado na MT-09 e suspensão dianteira invertida

Foto: Divulgação Yamaha Brasil

Em sua segunda geração, a versátil e ágil naked da Yamaha traz um novo visual, acompanhando as transformações das irmãs maiores, MT-09 e MT-07, a nova MT-03 carrega em seu design a personalidade dos traços marcantes, agressivos e robustos MT Series.

Nela a Yamaha utilizou o conceito do Steel Bull (Touro de Aço), que exalta o volume e a massa muscular em sua parte dianteira, com as novas entradas de ar em conjunto com o tanque, também inteiramente novo, resultando em uma aparência imponente.             

Este conceito de design é chamado pela Yamaha de "visualização de performance", onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, características comuns da MT Series.

Uma das novidades é suspensão invertida já oferecida na concorrente

Uma das novidades é suspensão invertida já oferecida na concorrente

Foto: Divulgação Yamaha Brasil

Na parte frontal da nova MT-03, o design do farol foi inspirado no da MT-09 e possui luzes de posição que lembram os olhos de um predador. Todo esse conjunto óptico é inteiramente em LED, assim como os piscas,  garantindo grande eficiência e maior segurança na pilotagem.

O tanque de combustível está 31,4mm mais largo e sua altura foi reduzida em 20mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros.

O modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu novo visual é arrojado, com um layout limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica para piloto visualizar com facilidade as informações no painel. Ele é completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento. Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.

Além do azul, a nova MT-03 é oferecida na cor cinza fosco (Ice Fluo)

Além do azul, a nova MT-03 é oferecida na cor cinza fosco (Ice Fluo)

Foto: Divulgação Yamaha Brasil

O Shift Light, muito utilizado em modelos de alta cilindrada, é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Na MT-03 ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja na rotação do motor (disponível a partir dos 7.000 rpm), no nível de luminosidade (com três opções), e na forma de acendimento (intermitente ou fixa).

O bicilíndrico em linha da MT-03 tem capacidade cúbica de 321 cc, e sua concepção é moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção. Conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de gerar potência de 42,01cv a 10.750 rpm e 3,02 Kgf.mde torque a 9.000 rpm, respectivamente.

A MT-03 evoluiu, passando a ser equipada com amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com tubos de 37mm e curso de 130mm, a maior vantagem dessa característica está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente à torções, principalmente em entradas de curvas e nas frenagens.

Tanque volumoso e em nova posição para melhorar a ergonomia e painel completo e totalmente digital

Tanque volumoso e em nova posição para melhorar a ergonomia e painel completo e totalmente digital

Foto: Divulgação Yamaha Brasil

Na traseira, a suspensão da MT-03 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

O chassi continua em aço do tipo Diamond com dupla trave superior, seu entre eixos é de 1.379mm, seu ângulo de cáster tem 25 graus e seu peso é apenas de 169 kg em ordem de marcha.

O escapamento do tipo 2 x 1, conta com sistema de Catalizador de 3 vias para redução de emissão de poluentes, câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa. 

Para parar a MT-03 é equipado na dianteira com  um disco ventilado do tipo flutuante com 298mm de diâmetro de duplo pistão e na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único, equipados com sistema ABS.

A terceira opção de cor é o preto metálico (Midnight Black)

A terceira opção de cor é o preto metálico (Midnight Black)

Foto: Divulgação Yamaha Brasil

A nova MT-03 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de setembro e terá três opções de cores: o cinza fosco (Ice Fluo), o azul metálico (Racing Blue) e o preto metálico (Midinight Black). Seu preço público sugerido será de R$ 25.490,00+frete  com quatro anos de garantia de fábrica, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.