Logo R7.com
RecordPlus
Moto, Segurança e Trânsito - Blogs

Tokyo: Fomos ao lançamento e já testamos a nova MT-07 ABS

Em noite no mais puro estilo The Dark of Side Japan, curtimos a MT-07 pela cidade de São Paulo

Moto Segurança e Trânsito|André Garcia, do R7

  • Google News
Passeio noturno durante lançamento da MT-07
Passeio noturno durante lançamento da MT-07
Rafael Paschoalin domador de MT em lançamento do novo modelo
Rafael Paschoalin domador de MT em lançamento do novo modelo

Inusitado talvez seja o termo mais correto para definir o lançamento da nova MT-07 ABS. É muito raro o lançamento de um produto no período da noite, às vezes só uma apresentação, mas não, o jornalista não só teve acesso ao produto, como pode pilotar e já levar o exemplar para casa para avaliação ou teste como gostam de falar.

A sensação é que estávamos em Tóquio ou Tokyo, não só pelo ambiente, mas pela recepção, atendentes, garçons, cardápio, tudo remetendo a cidade japonesa, somado ao estilo “Lado Negro do Japão” ou “The Dark Side of Japan” que se trata de um movimento que foge da cultura tradicional japonesa para contemplar o concreto, propriamente dito, as grandes obras da construção civil naquele país durante à noite.


Depois do jantar bem tradicional, onde foi retirado toda e qualquer bebida alcoólica do cardápio que contava com denominações que remetia a linha MT, jornalistas e um seleto grupo de clientes proprietários de MT-03, MT-07,MT-09 e MT-09 Tracer, foram direcionados para o terraço na cobertura do edifício onde o piloto oficial de corrida de rua Rafael Paschoalin com o staff de marketing da Yamaha apresentaram aquela que é uma das mais belas naked´s do mercado na atualidade e sem sombra de dúvidas a mais acertada e, ouso afirmar, a mais divertida para se pilotar.

Lançamento da MT-07 contou com sorteio para os convidados
Lançamento da MT-07 contou com sorteio para os convidados

Completando o inusitado e porque não o ineditismo, saímos em mais de 40 motos, pelas ruas de São Paulo escoltados pela CET e ROCAM, incrementando a sensação da cultura japonesa em contemplar a cidade à noite.


Explico: você já deve ter notado a nova onda de motores turbo na indústria automotiva, onde está, nitidamente privilegiando o torque. Se você pegar um Volkswagen Polo TSI, com cerca de 1.145 kg, motor 1.0 turbocompressor, você tem a relação de 56,23 Kg/Kgfm - peso/torque e em rodovia onde será mais utilizado a potência, a relação será de 8,96 kg/cv - peso/potência. Na MT-07 ABS, naked mais leve do mercado com 183 kg, você terá 26,52 kg/Kgfm - peso/torque e 2,44 kg/cv - peso potência.

Precisa explicar mais alguma coisa??? 


Aliado a toda essa usina de força, você conta com pequenas modificações que privilegia o conforto, como é o caso do banco para piloto e garupa que ganharam novos desenhos e mais espuma e o novo acerto das suspensões que se ficou, digamos, mais durinho, ainda privilegia o rodar confortável nas onduladas e esburacadas ruas de São Paulo, sem abrir mão da esportividade onde você nota que a MT-07 que já ficava no traçado como em trilhos, agora mesmo com ela inclinada, se você pegar ondulação, não sai da linha e a firmeza do conjunto passa um feedback de segurança para o piloto, como se ela falasse: não saio daqui onde você me colocou.

MT-07 adora curvas
MT-07 adora curvas

Levei a MT-07 ABS para um trecho que sempre utilizo para avaliações, porque ter pavimentos bom e ruim, retas, curvas de todos os raios. Rodei 559 km, com dois abastecimentos na casa dos 22,5 km/l, lembrando que está em fase de amaciamento e constatei que ela não é só MT - Master Torque, mas MT de Muito Tesão, é aquela moto que você não quer mais largar. Com ela, você reza para ter congestionamento na cidade e se o motorista de automóvel tivesse a dádiva do olhar com raio-x, ficaria indignado com seu sorriso escondido pelo capacete.


Ainda em termos de mudanças na MT-07, os piscas dianteiros saíram da altura do farol dianteiro para baixo entre radiador e entrada de ar. Ficou, digamos, mais sofisticado, mas na minha opinião perde em visibilidade para o motorista do automóvel, quando está a sua frente, saber se fará ou não uma conversão.

E por fim, uma sugestão, já que em algumas curvas, freando bem tarde, com reduzida de duas ou três marchas, senti falta da embreagem deslizante ou antiblocante, seria bem vinda a um produto desta envergadura, já pensando nos pilotos menos experientes. 

Sobre Tokyo acesse e conheça, clicando aqui

A seguir, leia a íntegra do release da Yamaha do Brasil:

Mais atraente e muito divertida, a nova MT-07 ABS 2019 chega ao Brasil, no estilo The Dark Side of Japan, esbanjando leveza e torque brutal

Rafael Paschoalin durante apresentação
Rafael Paschoalin durante apresentação

O Japão muitas vezes é percebido como um país tradicional. Mas por trás disso, há uma subcultura vibrante e intrigante. Essa criatividade irreverente inspirou o conceito The Dark Side of Japan da série MT (Master of Torque), composta pelos modelos MT-03, MT-07, MT-09 e MT-09 Tracer.

A Yamaha MT-07, lançada no Brasil em 2015, chega à sua segunda geração completamente remodelada. Seu novo design possui linhas arrojadas e agressivas e seu conforto surpreende com banco mais largo e ergonômico. O torque brutal, associado ao menor peso da categoria, garante acelerações e retomadas empolgantes, além de agilidade e estabilidade nas manobras.

A sensação de quem pilota a MT-07 2019 é de estar domando uma fera, com muita diversão em todas as situações.

Disponível nas cores Racing Blue (azul metálico), Matt Gray Fluo (cinza metálico fosco) e Matt Black (preto fosco), a MT-07 2019 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha desde o dia 20 de outubro, com o preço de R$33.790,00 + frete. O modelo chega com taxa de financiamento a partir de ZERO em 12 parcelas e taxa de 1,29% a.m. com prazo de pagamento em até 48 parcelas.

TORQUE BRUTAL COM TECNOLOGIA CROSSPLANE

Com o DNA Master of Torque, a MT-07 2019, responde de forma vigorosa ao acelerador, com torque que garante força de sobra nas mais diversas situações de pilotagem.

O motor possui tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi, que foi pensada para melhorar o torque e entrega de potência do motor.

O moderno e poderoso motor bicilíndrico em linha com 689cc do tipo DOHC da MT-07 2019 possui dois comandos e oito válvulas no cabeçote. Arrefecido a líquido e alimentado por sistema de injeção eletrônica, ele é capaz de desenvolver a potência máxima de 74,8 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 kgf.m a apenas 6.500 rpm.

Mas de 40 motocicletas em tour por São Paulo ou seria Tokyo??
Mas de 40 motocicletas em tour por São Paulo ou seria Tokyo??

NOVO DESIGN

A MT-07 2019 mantém seu visual musculoso, porém com linhas que inspiram ainda mais robustez e agressividade. Seu completo redesenho pode ser percebido no novo tanque de combustível, com destaque para os defletores de ar e abas do radiador. O para-lama dianteiro e o farol dianteiro também foram remodelados.

O já consagrado painel e seu posicionamento ao centro do guidão, tornou-se uma das marcas registradas do modelo. Bastante completo, ele tem display em LCD e iluminado por LED e é totalmente digital. Conta com relógio, indicadores de marcha e combustível; outro destaque é o conta giros em barras entre 4.000 a 8.000 rpm que indica, além da rotação, a faixa de maior torque. Ainda tem, hodômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, F-trip (hodômetro parcial de reserva de combustível), temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo de maneira eficiente o combustível considerando rotação do motor, ângulo de abertura da borboleta, velocidade da motocicleta e indicador de marcha.

MAIS CONFORTO

Para trazer mais conforto tanto para o piloto quanto para a garupa, os bancos foram completamente redesenhados e agora estão mais largos e ergonômicos, favorecendo uma pilotagem prazerosa e confortável no uso urbano e nas estradas.

Cada jornalista levou uma MT-07 para avaliação
Cada jornalista levou uma MT-07 para avaliação

AGILIDADE E CONTROLE

As suspensões também passaram por mudanças. Os amortecedores dianteiros ganharam nova calibragem mais firme e o amortecedor traseiro tipo monocross passou a contar com a possibilidade de ajuste de retorno, além das 9 regulagens de compressão da mola já existentes. Em termos práticos, essas mudanças dão à nova MT-07 mais agilidade, controle, estabilidade e segurança.

A MT-07 2019 é equipada com sistema de freios a altura de sua performance, formado por dois discos flutuantes de 282 mm e pinças de 4 pistões cada na dianteira, um disco de 245 mm e pinça simples na traseira, e claro, sistema ABS.

A MAIS LEVE DA CATEGORIA

Com apenas 183 kg em ordem de marcha, a MT-07 2019 surpreende pela facilidade e diversão na condução, privilegiando o desempenho. O que contribui para isso, é seu compacto chassi tubular – cujo motor faz parte da estrutura – e rodas de liga leve de 10 raios.

A nova MT-07 possui a melhor relação peso/potência da categoria, com 2,4 kg/cv, dando mais leveza e agilidade na pilotagem.

MT-07 2019 – A MOTO OFICIAL DO RAFAEL PASCHOALIN NO PIKES PEAK.

Em 2019 o piloto Yamaha Racing de corridas de rua, Rafael Paschoalin, chegará à sua quarta participação na desafiadora subida de montanha Pikes Peak, ao guidão da nova MT-07.

Rafael Paschoalin durante apresentação falando sobre Pikes Peak
Rafael Paschoalin durante apresentação falando sobre Pikes Peak

O que levou Paschoalin a optar por competir com a nova MT-07, foi a agilidade e rapidez do modelo. Segundo ele, “por ser muito estável e firme na trajetória, consigo ser bastante rápido e competitivo no trecho sinuoso formado por mais de 20 cotovelos ao longo dos 20 km do percurso do Pikes Peak. Outro ponto que contou a favor da MT-07 é seu baixo peso aliado ao seu motor cheio de torque. Essa combinação faz com que eu ganhe preciosos segundos nas reacelerações ao sair das curvas e também contribui para que eu ganhe velocidade com maior rapidez”. E completa: “a MT-07 é monstra. Aposto nela para vencer o Pikes Peak”.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.