Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Maior biorrefinaria da América Latina terá produção dobrada no Maranhão

Inpasa amplia unidade em Balsas e transforma o sul do estado em polo estratégico de agroenergia, industrialização e empregos

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

Visita do governador Carlos Brandão às instalações da Inpasa Brasil Foto cedida: Rodrigo Ribeiro

O Maranhão está prestes a consolidar sua posição como referência nacional em agroenergia.

A duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa Brasil, instalada em Balsas, no sul do estado, irá dobrar a capacidade produtiva da unidade, gerar 4,5 mil empregos diretos e indiretos, e fortalecer a industrialização do agronegócio maranhense.

A primeira etapa da ampliação está prevista para o mês de julho. Após a conclusão, a unidade deverá manter 500 postos de trabalho permanentes.


O investimento na duplicação é de R$ 2,5 bilhões.

A Inpasa é uma das maiores produtoras de etanol de milho da América Latina, com atuação em diversos estados do Brasil e também no Paraguai.


“Estamos muito felizes e seguros por conta de uma contrapartida dada pelo governo. A duplicação representa fomento para uma cadeia gigante, com grande potencial de atrair novos negócios e impulsionar o mercado de etanol, fibra e proteína”, disse Flávio Peruzo, vice-presidente Comercial e de Operações da empresa.

A companhia processa hoje cerca de 3 mil toneladas de milho por dia. Com a duplicação, essa capacidade será dobrada. Atualmente, a unidade consome cerca de 1 milhão de toneladas de grãos por ano — um número que tende a crescer com a expansão.


“Vamos duplicar a fábrica para que tenhamos mais emprego, mais renda, mais processamento de milho. Se uma já estava boa, imagina duas”, destacou o governador Carlos Brandão.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.