Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Oeste baiano é o novo polo da irrigação do Brasil

Levantamento feito pela Embrapa mostra que 2,2 milhões de hectares são irrigados por pivôs centrais no país

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

Irrigação por pivôs centrais Foto cedida - Embrapa

O extremo oeste da Bahia conquistou o posto de maior polo de irrigação por pivôs centrais no Brasil, ultrapassando o Noroeste de Minas Gerais.

“Os dados de hoje revelam um crescimento em áreas irrigadas acima de 14% em apenas dois anos, comprovando a dinâmica do setor,” disse o pesquisador Daniel Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sogro (MG) e um dos autores do estudo.

O crescimento está relacionado às condições topográficas, às facilidades de implantação dos empreendimentos, ao uso das águas do Aquífero Urucuia e ao armazenamento da água de irrigação em tanques de geomembrana, explicou Guimarães.

“As tendências de crescimento das principais áreas irrigadas mostram que em breve o município de Barreiras (BA), também deverá superar Cristalina, (GO)” segundo o pesquisador.


A maior parte da produção agrícola brasileira depende das chuvas. Mais de 70% dos equipamentos de irrigação do País usam águas oriundas das bacias hidrográficas do Rio Paraná (37,7%) e do Rio São Francisco (33,1%).

“O dimensionamento das áreas irrigadas e o status de uso desses equipamentos (inativos ou cultivados) são fundamentais para a gestão eficiente dos recursos hídricos no País, além de permitirem a expansão dessa atividade de forma sustentável e reduzirem os conflitos pelo uso da água”, analisou Guimarães.


Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a área brasileira irrigada, corresponde a apenas 2,6% da área irrigada global.

A irrigação aumenta a produtividade por área, além de ter uma qualidade e estabilidade do cultivo. Mas ela tem uma desvantagem. Segundo o pesquisador, é o grande consumo de água dos mananciais.


“A maioria dos aquíferos está em processo de depleção, em que a recarga é menor que o volume retirado, como o Aquífero Ogalalla, nos Estados Unidos, principal fonte de água do estado de Nebraska, que tem a maior área irrigada daquele país”, disse Guimarães.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.