‘Deveríamos estar em outra página que não a policial’, diz presidente do INSS; veja vídeo
Gilberto Waller foi filmado por servidores durante abertura de evento sobre integridade, enquanto ocorria a Operação Sem Desconto
O presidente do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), Gilberto Waller, estava abrindo um evento de qualificação profissional dos servidores da instituição na manhã desta quinta-feira (18), enquanto a Operação Sem Desconto cumpria mais de 52 mandados de busca e apreensão, 16 de prisão preventiva, em seis estados e no Distrito Federal.
Um dos alvos, em Brasília, foi o número 2 do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal. Indicado para o cargo pelo governo Lula, quando da primeira fase da operação, revelou suspeitas sobre os que ocupavam os cargos.
Waller disse logo no inicio do evento que “o INSS é a maior seguradora social do mundo”, lembrou que o instituto paga R$ 1,2 trilhão em benefícios previdenciários e assistenciais para 41 milhões de segurados e beneficiários, e chamou atenção para o foco do serviço, que é para atender aos 90 milhões que contribuem mensalmente com o INSS. “Deveríamos estar em outra página que não a policial.”
O INSS já tinha marcado o evento “Viva Integridade” para hoje e convidou especialistas para falar da importância da ética e da transparência no atendimento previdenciário.
No vídeo, o presidente do INSS disse que “quis, a coincidência do dia, em que a gente vem falando sobre integridade, ter uma nova fase da Operação Sem desconto que chega de novo na administração central da previdência”, classifica como muito triste e afirma que “sem integridade a gente não consegue virar a página”.
Há, atualmente, uma disputa interna pela saída do presidente do INSS. Waller é homem de confiança do ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Vinicius de Carvalho, procurador de carreira da AGU (Advocacia Geral da União) e sempre atuou em combate à corrupção.
Ele teria sido indicado ao cargo para ajudar a elevar o moral do instituto em meio à crise institucional do INSS. Agora, oito meses depois da primeira fase da Operação Sem Desconto ser deflagrada, a posição de Waller volta a ser alvo de disputa política.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












