Como declarar venda parcelada de imóvel no Imposto de Renda 2023
Supervisor do IR em São Paulo explica de forma detalhada como fazer a operação passo a passo; confira o vídeo
O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

A leitora Renata enviou uma pergunta sobre como informar no Imposto de Renda 2023 a venda de imóvel feita em parcelas.
Em entrevista exclusiva na qual esclareceu várias dúvidas dos leitores, o supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, Ricardo Ribeiro Júnior, explicou o passo a passo da declaração neste vídeo:
Veja como declarar
O primeiro passo é dar baixa no imóvel vendido.
Na ficha Bens e Direitos, Grupo Bens Imóveis, escolha o campo que melhor descreva o tipo de imóvel vendido (casa, apartamento, loja, galpão etc.). Na coluna discriminação, informe nome e CPF ou CNPJ do comprador e as condições da venda. Repita o valor informado em Situação em 31/12/2021 e deixe em branco o campo Situação em 31/12/2022, pois já não tinha mais esse bem.
Ainda na ficha Bens e Direitos, abra um novo item do Grupo 5 - Créditos, linha 2 - Crédito Decorrente de Alienação, informe o CPF ou CNPJ do comprador e, na coluna discriminação, como será pago o crédito.

Tire essa e outras dúvidas na entrevista completa com supervisor da Receita no vídeo abaixo.
___________________________________
Tire suas dúvidas sobre Imposto de Renda e tudo mais que mexe com seu bolso na coluna"O que é que eu faço, Sophia?".
Envie suas perguntas para o email sophiacamargo@r7.com
Ou envie dúvidas pela caixa de mensagens da coluna no Facebook ou Instagram
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 vai de 15 de março a 31 de maio. O programa da declaração já está disponível para download. Quem estiver obrigado a declarar e não o fizer estará sujeito à multa de R$ 165,74 a 20% do imposto d...
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 vai de 15 de março a 31 de maio. O programa da declaração já está disponível para download. Quem estiver obrigado a declarar e não o fizer estará sujeito à multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, além de ficar com problemas no CPF










































