Logo R7.com
Logo do PlayPlus
O que é que eu faço Sophia

É possível atualizar o Cadastro Único pela internet, sem ir ao Cras?

Entenda quando pode fazer a atualização do cadastro sem ir ao Centro de Referência da Assistência Social

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo



Resposta: Sim, é possível fazer a atualização cadastral via aplicativo, sem necessidade de ir ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social), desde que todos os dados cadastrais sejam os mesmos.

Se houver algum dado que precise ser alterado ou se o cadastro da família tiver alguma pendência, como, por exemplo, se estiver incluído em Averiguação Cadastral, não vai ser possível atualizar pelo aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.

Como fazer a atualização cadastral a distância?

Por meio do aplicativo do Cadastro Único ou pela web, no site do Ministério da Cidadania (cadunico.cidadania.gov.br). O aplicativo pode ser baixado das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

Ao abrir o site, aparecerá esta página:


Para acessar a página, é preciso estar logado na conta gov.br. Veja como criar uma conta gov.br.

A atualização cadastral por meio de confirmação pode ser feita pelo responsável familiar nos casos em que todos os dados exibidos em tela sejam os mesmos, o que significa sem informações para incluir, excluir ou alterar.


A funcionalidade de Atualização Cadastral por Confirmação exibe os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. O usuário deverá revisar cada um dos blocos e verificar se as informações contidas estão inalteradas. A sugestão é que comece pelo bloco Endereço da Família.

A opção só será apresentada para usuários com perfil de responsável familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.


Para que serve o Cadastro Único?

​O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados pelo governo federal, pelos estados e pelos municípios para implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias. Diversos programas sociais usam os dados do CadÚnico, como Auxílio Brasil, vale-gás, desconto na tarifa de luz, entre outros.

____________________________________

Ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.