Trabalhador tem até 15 de dezembro para fazer o saque
ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-21/05/2022A leitora Denise escreveu para o email da coluna O que É que Eu Faço, Sophia?, pois está preocupada. Ela decidiu retirar os R$ 1.000 do saque extraordinário do FGTS, fez o pedido pelo aplicativo, mas só aparece a mensagem "saque em processamento". Significa que não deu certo? Está travado? Por que isso acontece?
Reprodução da mensagem do app da leitora
ReproduçãoResposta: segundo a Caixa Econômica, o dinheiro demora até 15 dias para cair na conta-poupança social da Caixa. Enquanto isso, aparece esta mensagem: "Saque em processamento".
Caso a espera ultrapasse esse prazo, é aconselhável que o trabalhador verifique se não há nenhum problema com seus dados cadastrais.
Se estiver tudo certo, então a alternativa é entrar em contato com a Caixa pelos telefones 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-104-0104, para demais regiões, ou ir à agência mais próxima.
Os trabalhadores com saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e que ainda não fizeram o saque extraordinário da conta têm até o dia 15 de dezembro para sacar o dinheiro.
A Caixa começou a devolver o dinheiro para as contas do Fundo, mas, se o trabalhador não tiver sacado e agora deseja fazer isso, pode pedir o saque pelo app do FGTS.
Caso não movimente a conta até o dia 15 de dezembro, o recurso voltará definitivamente para a conta do Fundo, com a devida correção monetária.
O valor do saque é de até R$ 1.000 por trabalhador, considerando a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS ativas e inativas.
Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.
Pelo app FGTS e agências, é possível:
• Consultar o valor a ser creditado;
• Consultar a data de crédito na conta-poupança social digital;
• Informar que não quer receber o crédito do valor;
• Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
• Alterar o cadastro para a criação de conta-poupança social digital.
Pelo site fgts.caixa.gov.br, é possível:
• Consultar se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário do FGTS;
• Consultar a data de crédito na conta-poupança social digital.
Em caso de dúvida, os trabalhadores devem acessar o app FGTS, no menu “Saque extraordinário”, ou os demais canais oficiais da Caixa, como o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800-104-0104, para demais regiões.
__________________________
Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para O que É que Eu Faço, Sophia? pelo email sophiacamargo@r7.com.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.