Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Financiamento errado pode te fazer pagar o dobro pelo carro

Dúvida da internauta é escolher entre financiamento e empréstimo consignado; saída é pesquisar pois diferença entre taxas é muito grande

O que é que eu faço Sophia|Do R7 e Sophia Camargo

Banco Central oferece comparativo de taxas para várias modalidades de crédito
Banco Central oferece comparativo de taxas para várias modalidades de crédito Banco Central oferece comparativo de taxas para várias modalidades de crédito

Quem não tem dinheiro para pagar um carro à vista precisa ficar de olho nas taxas de juros e na modalidade de financiamento escolhida para não perder dinheiro.

O motivo é que a escolha errada do financiamento pode te levar a pagar mais do que o dobro pelo carro.

Os cálculos foram feitos depois que a internauta Angela Lima enviou a seguinte pergunta:

Sou funcionária pública municipal. Quero trocar meu carro 2012 por um mais novo. Será que compensa financiar a diferença fazendo um empréstimo consignado? Ou os juros de financiamento para automóveis são melhores?

Publicidade

A resposta para essa pergunta é depende.

Ambas as modalidades oferecem taxas de juros das mais baixas do mercado, segundo o diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, a taxa média do empréstimo consignado era de 2,10% ao mês em março, enquanto o juro do financiamento de automóvel era ligeiramente mais barato: 1,95% ao mês. 

Compare o custo do financiamento de um carro básico no valor de R$ 40 mil em 36 meses com essas taxas:

Publicidade

Com essas taxas, o financiamento de veículos sai ligeiramente mais barato. Mas essa é uma taxa média, e o custo pode ser bem maior, caso o consumidor não pesquise direito.

O Banco Central faz uma comparação mensal de taxas de juros e aí sim dá para perceber que a diferença entre as taxas pode ser muito grande. 

Das 41 instituições pesquisadas pelo Banco Central no período entre 17/4 e 23/4, a que oferecia as taxas de juros mais barata para o financiamento de veículos era a CCB Brasil, com juros de 0,09% ao mês. A mais cara, 4,17% ao mês, era cobrada pela Dacasa Financeira.

Mas aqui tem uma pegadinha. Ao ligar para a CCB Brasil, a central de atendimento informou que a linha não está disponível no momento (ligação realizada na terça-feira, 8).

A segunda linha mais barata, de acordo com a pesquisa do Banco Central, era oferecida pelo Banco CNH Industrial, com uma taxa de 0,34% ao mês, mas apenas para veículos comerciais. Por isso, os cálculos comparativos foram feitos utilizando então a terceira linha mais barata, do Banco Mercedes-Benz, a 0,70%.

Quanto custa pegar um empréstimo consignado?

No mesmo período, o Banco Central pesquisou 27 instituições que ofereciam empréstimo consignado para servidores públicos. Entre esses, a taxa mais barata era de 1,42% ao mês, oferecida pelo Banco Alfa, ante 5,41% do Portocred. Com essas condições, o empréstimo consignado pelo Portocred custaria 78,43% mais caro que pelo Banco Alfa:

No fim, o financiamento sai mais barato

Se formos considerar o empréstimo mais barato – taxa de 0,70% no financiamento de veículos pelo Banco Mercedes-Benz, ante o mais caro, taxa de 5,41% cobrado no empréstimo consignado pelo Portocred, o custo mais que dobra:

Por isso, as recomendações antes de financiar um carro são:

— dê a maior entrada que puder

— financie pelo menor tempo possível

— deixe a preguiça de lado e faça comparações de taxas de juros oferecidas no seu banco e também em outras instituições de crédito

Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.

Curta também no Facebook

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.