Governo está cobrando dinheiro de auxílio que não recebi, e agora?
Internauta recebeu R$ 1.800, mas na declaração do IR manda devolver R$ 2.400; veja orientação do Ministério da Cidadania
O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo
Recebi 3 parcelas de R%24 600 do auxílio emergencial%2C mas no Imposto de Renda apareceu que tenho de devolver R%24 2.400%2C uma parcela a mais do que efetivamente recebi. O que eu faço agora%3F
Resposta: O Ministério da Cidadania orienta que quem recebeu o Auxílio Emergencial mas não reconhece todo o valor indicado no informe de rendimentos deve verificar novamente a conta de depósito dos valores para ver se não caiu mesmo o dinheiro.
Leia também: Auxílio emergencial: quem precisa devolver o dinheiro e como fazer?
Também deve verificar se os valores que acredita não ter recebido já não estão registrados como devoluções no informe de rendimentos ou relatório disponível no site https://gov.br/auxilio.
Se mesmo assim o problema persistir, é possível fazer uma reclamação no site do Ministério da Cidadania, no link https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f, ou entrar em contato pelo telefone 121.
Também pode ter sido fraude
Quem recebeu o auxílio emergencial, mas não recebeu os valores indicados no informe de rendimentos, também pode ter sido vítima de alguma fraude com o uso indevido do CPF.
Nesse caso, o ministério orienta que o contribuinte faça uma denúncia para que a possível fraude seja apurada.
Como denunciar a fraude?
Acesse o site https://gov.br/auxilio e clique no serviço “SOLICITAR VERIFICAÇÃO DOS VALORES RECEBIDOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA EFEITOS DE DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DE IMPOSTO DE RENDA” para preencher formulário específico e apresentar a denúncia.
______________________________________
Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.