Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não tirei o título de eleitor no prazo; o que eu faço agora?

A data final para tirar e regularizar o título de eleitor para as eleições 2022 foi na quarta-feira (4); veja o que fazer

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

O prazo para tirar, regularizar e transferir o título de eleitor a tempo para votar nas eleições 2022, que vão definir um novo presidente, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, terminou na quarta-feira (4).

Com o fim desse período de alistamento, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informa que o cadastro fica agora fechado até a apuração do resultado das eleições.

Com isso, os maiores de 18 anos que não tiraram o título e aqueles com a inscrição eleitoral cancelada que não regularizaram a situação só poderão requerer o alistamento e a regularização a partir de novembro.

Certidão circunstanciada

Durante esse período, para que essas pessoas consigam exercer direitos que exigem a quitação eleitoral, elas poderão solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada. O documento comprova que o requerente não pôde ser atendido em razão de a legislação eleitoral estabelecer o fechamento do cadastro nos 150 dias que antecedem as eleições.

Publicidade

Para obter a certidão, entre em contato com o cartório eleitoral por email ou WhatsApp (link), enviando documento de identificação e foto tipo selfie segurando o documento.

Certidão permite voto?

A certidão circunstanciada não permite o voto, informa o TRE. Dessa maneira, o eleitor deve solicitar o título ou a regularização do documento após as eleições.

Publicidade

É possível pagar multas?

Continua disponível online (link) a guia de pagamento de multas eleitorais. O eleitor pode quitar seus débitos via Pix ou cartão de crédito.

Em caso de dúvida, é possível ligar para o número 148.

Publicidade

____________________________________

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com.

Calendário eleitoral de 2022
Calendário eleitoral de 2022 Calendário eleitoral de 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.