Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que é Selic? Como essa taxa de juros influencia sua vida? Entenda

O Banco Central reduziu para 3,75% a taxa Selic para tentar aquecer a economia deprimida pela pandemia de coronavírus. Como isso funciona?

O que é que eu faço Sophia|Do R7 e Sophia Camargo

Selic é a taxa de juros básica da economia
Selic é a taxa de juros básica da economia Selic é a taxa de juros básica da economia

O Banco Central reduziu pela sexta vez seguida a taxa de juros básica da economia, a Selic, levando-a ao menor índice histórico já registrado no país: 3,75% ao ano, numa tentativa de aquecer a economia deprimida pela pandemia de coronavírus.

Mas de que maneira a queda da taxa Selic poderia incentivar a economia? Como ela mexe com seu bolso? Afinal, o que é taxa Selic?

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e é a taxa básica de juros da economia. É também o principal instrumento de política monetária que o Banco Central usa para controlar a inflação.

Ela é muito importante porque influencia todas as taxas de juros do país, seja para concessão de empréstimos ou financiamentos, seja para remunerar as aplicações financeiras.

Publicidade

O que acontece quando a taxa cai?

Crédito:

Publicidade

Quando a taxa Selic cai, a tendência é que os juros cobrados pelos bancos para emprestar dinheiro para o consumidor e empresas fique menor, o que faz com que pessoas e empresas busquem mais crédito para consumir e também para investir em máquinas, equipamentos e crescimento das empresas.

Aplicações:

Publicidade

O rendimento das aplicações de renda fixa fica menor, e o investidor passa a ter de tomar mais risco para remunerar mais seu capital. Com isso, pode acontecer uma procura maior por ações na Bolsa e também por investimentos mais arrojados como fundos imobiliários e fundos multimercados, além de investimentos de renda fixa que tenham mais risco, como debêntures. Alguns também podem querer abrir seus próprios empreendimentos.

Consumo:

Como fica mais barato pegar dinheiro emprestado e a rentabilidade dos investimentos é menor, há uma tendência a aumentar o consumo.

Inflação:

Se o consumo aumentar demais, pode fazer com que a inflação também suba.

O que acontece quando a Selic sobe?

Crédito:

Quando a taxa Selic sobe acontece o oposto: a tendência é que os juros cobrados pelos bancos para emprestar dinheiro para consumidor e empresas também aumente, o que faz com que diminua a oferta de crédito.

Aplicações:

O rendimento das aplicações de renda fixa, como poupança, Tesouro Selic, LCI, CDB e fundos de renda fixa, também aumenta. Ou seja, o investidor ganha mais dinheiro para cada real que colocar nessas aplicações. Como fica mais "fácil" ganhar dinheiro investindo em renda fixa, os investidores não precisam tomar tanto risco para ver seu capital crescer, e, com isso, pode desestimular investimentos na economia real como as empresas, seja na criação delas, seja no investimento em ações de empresas que estão listadas na Bolsa de Valores.

Consumo:

Como fica mais caro pegar dinheiro emprestado, a tendência é que o consumo diminua.

Inflação:

Se o consumo diminui, isso pode ajudar a conter a inflação, já que as pessoas estão gastando menos.

Como é apurada a taxa Selic?

A taxa Selic é apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O Banco Central explica que opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom).

Fonte: Banco Central

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.