O que é que eu faço Sophia Pix: boleto vence no fim de semana, perco direito de pagar no dia útil?

Pix: boleto vence no fim de semana, perco direito de pagar no dia útil?

Leitor quer saber se vai poder continuar a adiar o pagamento do boleto que cai no fim de semana ou feriado para o próximo dia útil, sem pagar multa

Pix permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia

Pix permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia

Cris Faga/Folhapress - 05.10.2020

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já está funcionando de forma restrita desde a terça-feira (3), e só começará a funcionar para valer no dia 16 de novembro.

Mas o funcionamento do novo meio de pagamento, que estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados, tem provocado dúvidas sobre se as regras para pagar as contas vão continuar valendo da mesma maneira que acontecem hoje.

O leitor João Baptista Ricciardi Junior, por exemplo, não sabe se vai continuar a poder adiar o pagamento do boleto que cai no fim de semana ou feriado para o próximo dia útil, sem pagar multa.

Srª Sophia, fiz a leitura de sua matéria sobre o Pix, que por sinal, está muito esclarecedora. Uma dúvida que tive sobre o Pix que não foi mencionada em sua matéria é a seguinte. Atualmente, quando o vencimento de uma fatura (cartão de crédito, conta de água, conta de luz, etc), acontece no final de semana, é possível que essa fatura seja paga no próximo dia útil, sem a cobrança de encargos financeiros. Com o ingresso do PIX no sistema bancário, essa mesma fatura deverá ser paga no final de semana, ou poderá ser aguardado o próximo dia útil para fazer o pagamento sem encargos financeiros, assim como é hoje ? Agradeço por sua atenção, e parabéns pela matéria publicada.

Pergunta do internauta João Baptista Ricciardi Junior

Resposta: Pode ficar sossegado, João Baptista, que vai continuar valendo a mesma regra que vale hoje. "Não haverá obrigatoriedade de pagar durante o fim de semana, a pessoa pode escolher se paga no próximo dia útil assim como funciona hoje", explica Ivo Mósca, coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos e porta-voz do grupo de segurança da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Mósca explica que antes do Pix, algumas instituições já permitiam o pagamento de faturas durante o fim de semana e feriado, mas sem que houvesse essa obrigatoriedade de pagar na data quando o vencimento não cai em dia útil.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que tem a mesma função de uma TED, DOC ou boleto. A diferença é que este novo meio de pagamento permite que a transferência do dinheiro seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, a qualquer hora.

Leia mais: O que é o Pix e para que serve? Veja 40 perguntas e respostas

A transferência de dinheiro entre quem paga e quem recebe vai demorar no máximo dez segundos, informa o Banco Central.

Como fazer cadastro no Pix

O cadastro para utilização do Pix poderá ser realizado por meio de um dos canais de acesso da instituição em que você possui conta, inclusive aplicativo instalado no smartphone. Até a sexta-feira (30), instituições foram aprovadas para participar do Pix.

Para o registro, o cliente terá de confirmar a posse da chave (número de CPF ou de celular, um endereço de e-mail ou até mesmo uma combinação escolhida pelo usuário) e vinculá-la a uma conta para recebimento dos recursos.

Desta forma, será preciso apenas informar a chave do Pix para receber uma transferência, sem precisar passar o número de agência e conta e CPF, dados necessários para transações convencionais realizadas pelos bancos, como TED e DOC.

Outra vantagem do PIX é que ele é gratuito entre pessoas físicas.

_______________________________________

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.

Últimas