Posso sacar o FGTS para pagar dívidas e comprar carro?
O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo
Os leitores Antônio Leite e Sweel Zinho enviaram mensagens para a coluna "O que é que eu faço, Sophia?" pelo Facebook para perguntar se podem sacar o FGTS para pagar dívidas e financiar um carro.
A resposta é depende.
De março a julho deste ano, uma medida provisória permitiu o saque das contas inativas do FGTS se o trabalhador tivesse pedido demissão ou sido demitido por justa causa até 31/12/2015.
Passado o prazo, ainda é possível fazer o saque se o trabalhador comprovar que não pôde ir ao banco até 31 de julho por ter ficado doente ou ter sido preso.
Se for esse o caso, basta ir a uma agência da Caixa com o atestado médico ou certidão que comprove a doença ou prisão e fazer o pedido até 31 de dezembro de 2018.
Aposentadoria e demissão permitem o saque
Mas se não estiveram doentes ou presos, então o Antônio e o Sweel não poderão sacar para pagar suas dívidas ou comprar o carro, a menos que se enquadrem em uma das condições de saque permitidas por lei:
1) Demissão sem justa causa
2) Aposentadoria
3) Estar fora do regime do FGTS por três anos seguidos
4) Compra da casa própria
5) Doença grave do trabalhador ou dependente
6) Ter 70 anos ou mais
7) Morte do trabalhador
Há outras alternativas para saque. Para ver todas, clique aqui.
Fonte: Caixa Econômica Federal
____________________________________________________________________________________________________________________
Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com
Curta no Facebook