Logo R7.com
Logo do PlayPlus
O que é que eu faço Sophia

Poupança ou Tesouro Selic: qual rende mais?

Cálculo mostra que a vantagem de investir no Tesouro Selic aumenta ao longo dos anos, mesmo com isenção de IR da poupança

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo

21 instituições não cobram taxa de administração, segundo site do Tesouro Direto
21 instituições não cobram taxa de administração, segundo site do Tesouro Direto

Com a taxa de juros no nível mais baixo da história, em 6,75% ao ano qual investimento é mais vantajoso, a poupança ou o Tesouro Selic?

A poupança tem a vantagem de ser um investimento muito simples, que não cobra taxa de administração nem Imposto de Renda.

Já o investimento no Tesouro Selic, que é um dos tipos de investimento disponíveis pela plataforma Tesouro Direto, exige um pouco mais de trabalho por parte de quem decide aplicar (veja mais abaixo como investir).

Há cobrança de Imposto de Renda que vai de 22,5% para quem deixa o dinheiro investido por até seis meses até 15% ao ano para quem deixa o dinheiro por mais de dois anos. Também é cobrada uma taxa de 0,30% ao ano de todos que investem no título.


Segundo Amerson Magalhães, diretor da Easynvest, se o investidor optar por investir no Tesouro Selic por uma instituição que não cobre taxa de administração, a aplicação no Selic vai sempre render mais do que a poupança, mas a vantagem do Tesouro fica mais evidente ao longo dos anos, como mostra a tabela:

Não é difícil encontrar uma instituição que não cobre taxa de administração: segundo a página do Tesouro Direto, das 61 instituições habilitadas a operar com os títulos do Tesouro, 21 não cobram esta taxa (pesquisa feita na quinta-feira, 22).


Para saber de quanto é a taxa cobrada, basta olhar na coluna “taxa”. Os cinco grandes bancos cobram taxas que variam de 0,40% ao ano (Caixa e Santander) a 0,50% ao ano (Banco do Brasil, Bradesco e Itaú – exceto clientes Personallité que têm taxas de 0,30% ao ano)

O rendimento maior do Tesouro Selic em relação à poupança se explica pelo fato de o Tesouro render 100% da taxa Selic, enquanto que com juros inferiores a 8,25% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais TR. Mesmo sem taxas e IR, a diferença conta pontos a favor do Tesouro.


Além disso, o Tesouro tem outra vantagem em relação à poupança, afirma Magalhães. O Tesouro tem rendimento diário, enquanto na poupança é preciso esperar o aniversário para ter o rendimento. “Se o investidor sacar antes de completar o aniversário, perde toda a rentabilidade do mês”, diz.

Como investir no Tesouro Direto

Ao optar por esse investimento, é preciso procurar um banco ou corretora, escolher o tipo de título que quer investir, o prazo de vencimento, e também é preciso fazer novas compras quando o título vence. Veja o passo a passo:

1) É preciso ter CPF e conta-corrente em uma instituição financeira

2) Escolha qual instituição financeira, seja banco ou corretora, que vai intermediar suas transações com o Tesouro Direto. Não se esqueça de conferir as taxas cobradas para operar o Tesouro. 

3) Solicite o cadastramento nessa instituição

4) A partir disso, você receberá uma senha provisória para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos

5) Troque a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. A partir daí já possível começar a investir.

6) Há três tipos de títulos disponíveis para investimento na plataforma do Tesouro Direto. O Tesouro Selic é um investimento que segue a taxa de juros. Há também o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+, atrelado à inflação.

Até R$ 5.000 invista na poupança

O diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) Miguel Ribeiro de Oliveira aconselha a quem tem até R$ 5.000 a investir na poupança. Isso porque os custos de investir no Tesouro Direto podem corroer a rentabilidade da aplicação.

“Se a pessoa tiver de fazer transferências de seu banco para uma corretora, por exemplo, e essa TED for cobrada, pode diminuir ou até extinguir a vantagem de investir no Tesouro”, diz.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.