Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer reunir os amigos para torcer na Copa? Veja como economizar

Nunca esteve tão caro torcer para o Brasil em uma Copa do Mundo; para não se endividar, é preciso planejar os gastos

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Dividir gastos com amigos é uma maneira de economizar
Dividir gastos com amigos é uma maneira de economizar Dividir gastos com amigos é uma maneira de economizar

O Brasil se apresenta mais uma vez nesta segunda-feira (28) na Copa do Catar. O jogo contra a Suíça acontece às 13h (horário de Brasília), e até mesmo quem não curte muito futebol acaba se reunindo com amigos e familiares para torcer pela seleção.

O problema é que nunca esteve tão caro torcer para o Brasil em uma Copa do Mundo como neste ano, como mostra um estudo que relaciona a inflação e a copa. O cálculo é feito com base em produtos que o brasileiro consome nesta época, como carne, cerveja, pão francês e até mesmo os artigos de festa. 

Se as comemorações "caseiras" ficaram mais caras, ir a bares e restaurantes também ficou mais caro. E esses gastos extras com lazer podem desequilibrar o orçamento. 

Para que isso não aconteça, a executiva de estratégias e operações da fintech de crédito pessoal Simplic, Thaíne Clemente, lista três dicas para manter as finanças em dia até durante a Copa. Confira:

Publicidade

1) Planeje-se

Como nossos desejos são infinitos mas nossos recursos têm um limite, é preciso priorizar em que pretende gastar os recursos destinados ao lazer nesta época.

Caso planeje festejar com amigos cada vez que o Brasil participar de um jogo, então reserve um valor para que esse gasto seja proporcional ao número de jogos que pretende assistir em grupo.

Publicidade

Além disso, corte despesas que pode evitar no período para que a sobra seja direcionada aos gastos extras com a Copa.

“Se curtir o Mundial vai ser uma prioridade, é importante abrir mão de outros momentos de lazer ou adotar cuidados simples, como comer menos na rua, reduzir o delivery em casa e evitar outros gastos supérfluos fora dos momentos dos jogos. Assim, você mantém as contas equilibradas”, sugere Thaíne.

Publicidade

2) Divida os gastos

Outra sugestão é dividir os gastos entre os amigos e parentes. Desse forma, não fica pesado para ninguém. Tanto faz cada um levar um prato e uma bebida para compartilhar, como fazer uma vaquinha concentrando as compras em uma só pessoa, e depois dividir as despesas de forma igual. 

Caso decidam ir a um bar, vale pesquisar preços dos cardápios para escolher um lugar que caiba no orçamento de todos. "Assim é possível dividir a conta de maneira justa e acessível”, explica a especialista.

3) Transporte compartilhado

Se combinar com pessoas que moram ou trabalham perto, será possível dividir a corrida do aplicativo de transporte. 

Quem pegar carona no carro de alguém pode dividir o custo do combustível ou do estacionamento, caso forem usar.

__________________________

Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para O que É que Eu Faço, Sophia? pelo email sophiacamargo@r7.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.