O que é que eu faço Sophia Saiba atualizar o CadÚnico pela internet para continuar a receber o Auxílio Brasil

Saiba atualizar o CadÚnico pela internet para continuar a receber o Auxílio Brasil

Beneficiários que não atualizam o registro há mais de dois anos têm até esta sexta-feira (14) para retificar as informações

Beneficiários que não atualizarem o cadastro correm o risco de perder o benefício

Beneficiários que não atualizarem o cadastro correm o risco de perder o benefício

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para que beneficiários do Auxílio Brasil atualizem as informações do CadÚnico, sob risco de perder o benefício. A medida é válida para os beneficiários que estão há mais de dois anos sem corrigir as informações.

Para mudar algum dado que foi alterado, é preciso ir até uma unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Mas é possível fazer a atualização via aplicativo, sem necessidade de ir ao Cras, caso não tenha havido nenhuma mudança e os dados cadastrais forem os mesmos.

Já se houver alguma informação que precise ser alterada ou se o cadastro da família tiver alguma pendência — como, por exemplo, se estiver incluído em Averiguação Cadastral —, não vai ser possível atualizar pelo aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.

Como fazer a atualização cadastral a distância?

Por meio do aplicativo do Cadastro Único ou pela web, no site do Ministério da Cidadania (cadunico.cidadania.gov.br). O aplicativo pode ser baixado das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

Ao abrir o site, aparecerá esta página:

Reprodução/Dataprev

Para que serve o Cadastro Único?

Para acessar a página, é preciso estar logado na conta gov.br. Veja como criar uma conta gov.br.

A atualização cadastral por meio de confirmação pode ser feita pelo responsável familiar nos casos em que todos os dados exibidos em tela sejam os mesmos, o que significa sem informações para incluir, excluir nem alterar.

A funcionalidade de Atualização Cadastral por Confirmação exibe os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. O usuário deverá revisar cada um dos blocos e verificar se as informações contidas estão inalteradas. A sugestão é que comece pelo bloco Endereço da Família.

A opção só será apresentada para usuários com perfil de responsável familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.

Para que serve o Cadastro Único?

​O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados pelo governo federal, pelos estados e pelos municípios para implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias. Diversos programas sociais usam os dados do CadÚnico, como Auxílio Brasil, vale-gás, desconto na tarifa de luz, entre outros.

____________________________________

Ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas