Logo R7.com
Logo do PlayPlus
O que é que eu faço Sophia

Se a empresa não reduziu salário nem jornada posso ser demitido?

Leitor quer saber se empregados têm estabilidade durante a pandemia, advogado explica regras

O que é que eu faço Sophia|Do R7 e Sophia Camargo

Empregados que tiveram redução de salário têm estabilidade provisória
Empregados que tiveram redução de salário têm estabilidade provisória

Gostaria de saber se as empresas que não reduziram jornada nem tiveram redução de salário poderão mandar embora normalmente um funcionário.

(Pergunta do internauta B.A.)

Resposta: Sim.

O advogado especializado em Direito do Trabalho Marcelo Grünwald, sócio do escritório Grünwald & Giraudeau Advogados Associados, explica que até as empresas que reduziram salário ou suspenderam o contrato também poderão mandar embora os empregados desde que paguem as indenizações fixadas na lei 14.020/20.


Segundo o artigo 10º, parágrafo 1º, essas são as indenizações:

§ 1º A dispensa sem justa causa que ocorrer durante o período de garantia provisória no emprego previsto no caput deste artigo sujeitará o empregador ao pagamento, além das parcelas rescisórias previstas na legislação em vigor, de indenização no valor de:


I - 50% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 25% e inferior a 50% ;

II - 75% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 50% inferior a 70%; ou


III - 100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual igual ou superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Justa causa

Mas essa regra não vale para demissões por justa causa nem se o próprio empregado pedir demissão.

_____________________

Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.