Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como fazer uma declaração retificadora para corrigir erros no IR 2023

Contribuinte pode alterar todos os dados da declaração, mas modelo de tributação só pode ser mudada até o dia 31

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Corrigir a declaração que tem erros é essencial para sair da malha fina
Corrigir a declaração que tem erros é essencial para sair da malha fina Corrigir a declaração que tem erros é essencial para sair da malha fina

Errou na declaração do Imposto de Renda 2023 e está com medo de cair na malha fina? Não se preocupe. É possível corrigir a declaração e até alterar todos os dados informados, como renda, bens, dívidas, e incluir pagamentos feitos a médicos e outros profissionais que tenha esquecido de informar, por exemplo, além de incluir ou excluir dependentes.

A correção é bem simples e deve ser feita no próprio programa da entrega da declaração, por meio de uma declaração retificadora.

Mas fique bastante atento a um detalhe que pode fazer a diferença na hora de pagar ou restituir imposto.

Até o último dia do prazo da entrega, que neste ano cai no dia 31 de maio, a Receita permite inclusive mudar o modelo utilizado para declarar.

Publicidade

Mas depois do dia 31 de maio o contribuinte que corrigir erros não poderá mais mudar o modelo da declaração, mesmo que isso signifique pagar mais imposto ou ter restituição menor.

Saiba como fazer a declaração retificadora

Entre no programa da declaração do Imposto de Renda 2023.

Publicidade

No programa existem divisões de abas para os diversos estágios da declaração: "Nova", "Em Preenchimento" e "Transmitidas". Clique na aba "Transmitidas" e em seguida no ícone "Retificar Declaração" (identificado pelo símbolo de uma seta com a letra R dentro).

Ao abrir o programa, entre na tela “Identificação do Contribuinte" e responda à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” clicando no ícone “Declaração Retificadora”.

Publicidade
Observe que o programa avisa que após o prazo não é possível trocar a forma de tributação
Observe que o programa avisa que após o prazo não é possível trocar a forma de tributação Observe que o programa avisa que após o prazo não é possível trocar a forma de tributação

Para fazer a declaração retificadora é obrigatório incluir o número do recibo da entrega da declaração original enviada anteriormente. Caso já tenha feito mais de uma retificadora, então o recibo que deve ser informado é o da declaração anterior.

Como recuperar o número do recibo?

Para recuperar o número do recibo da entrega anterior, siga estas orientações:

O número do recibo de entrega da declaração fica gravado após o envio à Receita Federal no computador, celular ou tablet usado para enviar a declaração. Você pode imprimir a qualquer momento a partir do mesmo dispositivo. Para isso, abra o programa usado para enviar a declaração e escolha a opção Declaração > Imprimir.

Se não possuir mais o arquivo da declaração, você pode obter a cópia do arquivo pelo Portal eCAC, no sistema Meu Imposto de Renda. Não é necessário usar certificado digital. A cópia do número do recibo pode ser obtida acessando o eCAC com a conta gov.br, que não necessita do número de recibo da declaração para ser gerada (diferente do código de acesso).

Veja mais informações sobre como recuperar o recibo neste link.

Feito isso, basta alterar tudo o que é necessário na declaração.

Não demore para corrigir os erros

Apesar de o prazo para retificar ser de cinco anos, é aconselhável que o contribuinte retifique o quanto antes a declaração, assim que perceber qualquer erro.

O problema é que, se a Receita Federal notificar o contribuinte, ele perderá o direito de retificar espontaneamente.

Outro cuidado é evitar fazer muitas declarações retificadoras, pois isso pode chamar a atenção da Receita. Apesar de a retificadora ser um instrumento à disposição do contribuinte para que ele mesmo corrija eventuais erros e saia da malha fina, a Receita pode acabar entendendo o excesso de retificações como uma tentativa de fraudar o Fisco, afirmam especialistas.

Fonte: Receita Federal

___________________________________

Tire suas dúvidas sobre Imposto de Renda e tudo mais que mexe com seu bolso na coluna "O que é que eu faço, Sophia?".

Envie suas perguntas para o email sophiacamargo@r7.com

Ou envie dúvidas pela caixa de mensagens da coluna no Facebook ou Instagram

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.