Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vizinho 'barraqueiro' pode ser expulso do condomínio; entenda

Saiba quais são as punições para o condômino antissocial, aquele que perturba a vida do condomínio com seu comportamento

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Multa por comportamento antissocial pode chegar a dez vezes o valor do condomínio
Multa por comportamento antissocial pode chegar a dez vezes o valor do condomínio Multa por comportamento antissocial pode chegar a dez vezes o valor do condomínio
Moro em um apartamento há mais de dez anos%2C sem nunca ter tido problemas com vizinhos. Mas isso acabou quando uma mulher se mudou para o apartamento de baixo e arranja confusão com todos que moram próximo do seu apartamento. Primeiro ela gritava com os vizinhos do apartamento do lado dizendo que faziam barulho o dia todo. De tanto ouvir xingamentos%2C esses vizinhos acabaram vendendo o apartamento por um preço abaixo do mercado e se mudaram. Assim que eles se mudaram%2C ela se voltou contra mim%2C que moro no andar de cima. Reclama que faço barulho o dia inteiro e a noite inteira. Porém eu não fico em casa o dia todo%2C trabalho fora e só chego em casa para jantar e dormir. Faz uns dias que ela começou a interfonar para o apartamento de madrugada e me ameaçar. Estou com medo de que venha me agredir. Já falei com o síndico mas nada foi feito. O que posso fazer%3F

(Pergunta da internauta M.)

Resposta: O Código Civil trata, no artigo 1.337, da punição ao chamado condômino antissocial, aquele que com seu comportamento perturba a vida do condomínio e gera incompatibilidade de convivência com os demais. Essa punição pode chegar a uma multa correspondente ao valor de dez vezes o valor da cota condominial.

Mas se tudo mais falhar, é possível entrar com uma ação para pedir a expulsão do encrenqueiro, afirmam os advogado Marcelo Tapai, professor de Direito, vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP e diretor do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor) e Michel Rosenthal Wagner, ex-membro da comissão de direito imobiliário da OAB e mediador de conflitos de vizinhança em condomínio.

População pode prestar boletim de ocorrência também pela Delegacia Virtual
População pode prestar boletim de ocorrência também pela Delegacia Virtual População pode prestar boletim de ocorrência também pela Delegacia Virtual

O que fazer primeiro?

1) Registrar o que está acontecendo no livro de ocorrências do prédio, para formalizar a queixa.

2) Caso haja algum tipo de ameaça ou calúnia, injúria ou difamação, também é importante fazer um Boletim de Ocorrência, pois se trata de crime.

Publicidade

2) O condomínio, na pessoa do síndico, tem a obrigação de tomar uma providência para tentar resolver a questão.

3) A sugestão dos advogados é sempre tentar um acordo, procurar conversar. "Às vezes conversando a gente acaba chegando num consenso melhor do que qualquer tipo de briga", diz Tapai.

Publicidade

E se não houver consenso?

A partir daí a situação passa a ser passível de punições para o condômino.

Os advogados aconselham a ir aplicando punições cada vez maiores, primeiro advertência verbal, depois escrita, e depois ir aplicando multas, que podem chegar a até dez vezes o valor da cota condominial.

Publicidade

E se nada disso resolver?

Em casos extremos, pode haver a expulsão do condômino antissocial, diz Tapai. É preciso entrar com ação na Justiça para pedir essa expulsão. "Se o condômino se comporta de forma absolutamente incontrolável e antissocial é possível haver a expulsão, mesmo que ele seja proprietário do apartamento", explica.

O condômino perde o apartamento?

Não perde a propriedade, mas perde o direito de morar no local. Mesmo sendo obrigado a se mudar, deve continuar arcando com os deveres condominiais, especialmente o de pagar o condomínio.

E se o condômino antissocial é alguém que aluga o imóvel?

Caso essa pessoa seja um locatário, é o locador quem tem a responsabilidade de resolver o problema, explica Tapai. Todas as multas que a unidade receber por conta do comportamento do inquilino serão de responsabilidade da unidade, e não de quem está habitando. Então se essa pessoa antissocial provocar algum tipo de problema e a multa for aplicada ela vai para a unidade habitacional, ou seja, para o dono do imóvel.

______________________________________

Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.