Cacique Raoni critica licença do Ibama para perfuração de petróleo na foz do Amazonas
Para líder indígena, decisão contraria defesa histórica das florestas e dos povos originários e promete levar o tema à COP-30, em Belém

O cacique Raoni Metuktire, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, criticou a licença concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que autoriza a perfuração de poços de petróleo na foz do Rio Amazonas.
“Não concordo com essa perfuração. É um problema para todas as pessoas e ruim para os povos indígenas. Não entendo a decisão técnica do Ibama em autorizar essa licença, já que o órgão sempre defendeu as florestas e os povos indígenas. Esse posicionamento é claramente contra os povos”, afirmou Raoni.
Leia mais
O líder kayapó também confirmou presença na COP-30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém, no Pará, no próximo ano. Segundo ele, o encontro será uma oportunidade para reforçar a defesa do meio ambiente e dos territórios indígenas.
“Vou falar com as autoridades para protegerem o meio ambiente e nossas florestas”, completou Raoni.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
