Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Com queda de 32% no número de peritos, governo aposta em consulta online para reduzir fila

Em resposta a requerimento de informação da Câmara, Ministério defendeu medidas adotadas como atendimento remoto; entenda

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O governo federal enfrenta uma redução de 32% no número de peritos médicos, passando de 5.245 em 2007 para 3.556 em 2023.
  • Para reduzir a fila do INSS, o Ministério da Previdência Social está apostando no teleatendimento como solução.
  • Em resposta à Câmara dos Deputados, o Ministério destacou que a capacidade de atendimento não depende apenas do número de peritos, mas também de fatores operacionais e tecnológicos.
  • O último concurso para peritos ainda está válido, mas novas nomeações estão condicionadas ao orçamento disponível.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Governo teve redução de 32% no número de peritos em 20 anos, segundo dados levantados pela coluna Roneymar Alves/INSS - arquivo

Com queda de 32% no número de peritos médicos, o governo federal aposta no teleatendimento para destravar a fila do INSS. Pelo menos, essa é a defesa do Ministério da Previdência Social em resposta a requerimento de informação enviado à Câmara dos Deputados nesta semana.

Conforme revelou o R7 Planalto no começo do mês, o número de peritos médicos caiu de 5.245, em 2007, para 3.556 este ano. Os dados foram levantados de forma exclusiva pela coluna em pedido via Lei de Acesso à Informação.


Nesta semana, a pasta respondeu a um pedido de informação de um parlamentar questionando a defasagem, principalmente no estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Ministério informou que a “capacidade de atendimento da Perícia Médica Federal não se limita ao número absoluto de profissionais, sendo influenciada por fatores operacionais, tecnológicos e organizacionais”.


Nesse sentido, eles defenderam as medidas adotadas para reduzir as filas e ampliar o acesso, como:

  • Atestmed, que permite o envio da documentação médica por meio de canais digitais ou diretamente das agências do INSS, sem necessidade de agendamento;
  • Perícia Conectada, que permite a realização de perícias por telemedicina; e
  • Programa de Gerenciamento de Benefícios, criado para ampliar o atendimento dos servidores.

Sobre o novo provimento de vagas, o Ministério disse que o último certame feito, ano passado, ainda está dentro da validade, mas observou que as nomeações dependem de limite orçamentário.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.