Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Sete em dez processos da Comissão de Ética da Presidência da República são arquivados

Desde 2023, apenas dois casos resultaram em censura ética, segundo dados levantados pelo R7 Planalto

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Sete em cada dez processos da Comissão de Ética da Presidência da República são arquivados.
  • Desde 2023, 132 denúncias foram analisadas, com 95 arquivamentos e apenas dois casos resultando em censura ética.
  • Em 2024 e 2025, três processos de assédio sexual foram abertos anualmente, com dois arquivados e um ainda em apuração cada ano.
  • Os dados foram levantados pelo R7 Planalto com base na Lei de Acesso à Informação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Conselheiros da Comissão de Ética são indicados pelo presidente da República Ricardo Stuckert / PR - 25.06.2026

Sete em cada dez processos da Comissão de Ética da Presidência da República acabam sendo arquivados. Ao todo, de 2023 até hoje, foram analisadas 132 denúncias, sendo que 95 foram arquivadas (71,96%). Os dados são de levantamento exclusivo feito pelo R7 Planalto com base na Lei de Acesso à Informação.

De acordo com a resposta da Comissão, apenas dois processos resultaram em censura ética, a punição máxima aplicada pelos Conselheiros, ainda em 2023, primeiro ano do Lula 3. Outros 32 ainda estão em curso e três foram avaliados como improcedentes.


Leia Mais

A coluna também solicitou os dados referentes a assédio sexual. Em 2024, três processos foram abertos devido ao tema, mas dois foram arquivados e um segue em apuração. Em 2025, o cenário se repetiu: três processos foram abertos, sendo que dois foram arquivados e um segue em curso.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.