Brasil reivindica ilha submersa rica em minerais estratégicos
Formação geológica Elevação do Rio Grande pode integrar território nacional
Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7

O Brasil está buscando o reconhecimento internacional para incorporar a Elevação do Rio Grande, uma formação geológica submersa do tamanho da Espanha, localizada a cerca de 1.200 km da costa do Rio Grande do Sul e a 5.000 metros de profundidade. Atualmente considerada patrimônio comum da humanidade por estar em águas internacionais, o país busca que a ONU reconheça essa área como parte do território brasileiro.
Estudos geológicos indicam que a Elevação do Rio Grande é uma extensão do continente brasileiro. Pesquisadores da Universidade de São Paulo identificaram que o solo da região é semelhante ao do interior paulista e contém minerais estratégicos como terras raras, essenciais para a transição energética e tecnologia avançada.
Luigi Jovane, coordenador do Centro Oceanográfico de Registros Estratigráficos, destaca a presença de crustas polimetálicas na região. “Essas rochas vivas são extremamente concentradas em elementos metais raros fundamentais para novas tecnologias”, afirma Jovane. Países como China e Japão já possuem tecnologia para extração desses minerais dos oceanos, mas o impacto ambiental dessa atividade ainda precisa ser avaliado cuidadosamente.
Se reconhecida pela ONU, a área passará a seguir as regulamentações ambientais brasileiras para garantir uma exploração sustentável dos recursos naturais, preservando a biodiversidade local.
Assista ao vídeo - Entenda os interesses do Brasil ao reivindicar ilha submersa no RS do tamanho da Espanha
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!















