Rússia e China discutem cooperação internacional e desafios militares
Encontro em Pequim aborda relações com EUA, guerra na Ucrânia e cooperação estratégica
Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e China se reuniram em Pequim para discutir a relação com os Estados Unidos e a guerra na Ucrânia. O comunicado conjunto destacou a importância de estreitar a cooperação internacional, especialmente nas Nações Unidas e no Conselho de Segurança.
A reunião também abordou temas como a Península Coreana, a questão nuclear iraniana e a situação na Faixa de Gaza. A relação entre Moscou e Pequim foi classificada como estratégica e valiosa, embora haja dificuldades na cooperação militar. Economicamente, os dois países têm se aproximado.
Diplomaticamente, China e Rússia colaboram em organizações multilaterais como G20, Brics e a Sociedade de Cooperação de Xangai. No entanto, em relação ao conflito na Ucrânia, a China critica a política agressiva da Rússia, enquanto também aponta questões linguísticas na Ucrânia.
Embora sem apoio militar direto em termos de armamentos letais, a Rússia tem recebido outros tipos de suporte da China, como microchips que ajudam sua indústria bélica. A aproximação poderá ser impulsionada por movimentos relacionados à Otan na região asiática.
Assista ao vídeo - Aliança entre Rússia e China ‘anda patinando’ sobre perspectiva militar, diz analista
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!















