Logo R7.com
RecordPlus

‘Consumidor tende a sair ganhando’: entenda as novas medidas de segurança anunciadas pelo BC

Pix passará a ter teto de R$ 15 mil em transações para instituições não autorizadas

News das 19h|Do R7

  • Google News

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (5) a criação de medidas de segurança para o sistema financeiro. Entre elas estão um teto de R$ 15 mil para transações via Pix para instituições de pagamento não autorizadas, a obrigatoriedade de aprovação prévia do BC, com regras mais rígidas, e a confirmação de uma certificação técnica para operar no sistema financeiro nacional.

Em entrevista, o especialista em investimentos Cristiano Leal explica como funcionarão as mudanças na prática e analisa seus reflexos na garantia de segurança. “Essas regras aumentam a segurança e a confiabilidade do sistema financeiro, impondo barreiras mais altas para quem quer atuar nesse mercado”, diz.

Leal pontua que isso pode gerar custos adicionais para fintechs menores, reduzindo concorrência e inovação, mas afirma que “no balanço geral, o consumidor tende a sair ganhando. É o nosso Pix, tão elogiado por outros países, ganhando mais proteção contra fraudes, golpes digitais e estabilidade no sistema de pagamentos".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.