Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Ministro avalia que a educação no Brasil melhorou em 2013, mas ainda tem muito pela frente

Para Mercadante, "filme é bom, mas fotografia ainda é ruim"

Retrospectiva 2013|Alexandre Saconi, do R7

Ministro Mercadante (Educação) destaca avanços, mas relata que ainda há muito a ser feito pela Educação no País
Ministro Mercadante (Educação) destaca avanços, mas relata que ainda há muito a ser feito pela Educação no País

O nível de proficiência em matemática dos alunos do País apresentou evolução na última década; segundo dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o Brasil é o que mais avançou na disciplina entre as 65 nações avaliadas, com o desempenho dos estudantes brasileiros de 15 anos saltando de 356 para 391 no período de 2003 a 2012. Mas ainda ocupamos a 58ª posição no ranking geral. A avaliação é feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

As listas que avaliam as universidades também registraram números não muito favoráveis. O Brasil não tem nenhuma instituição entre as dez melhores da lista de universidades de excelência do THE (Times Higher Education), conforme apontou o principal ranking de instituições de ensino superior do mundo. Esta é a primeira edição da lista dos emergentes que inclui outros países além do grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Desta vez, USP (Universidade de São Paulo), Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) tiveram que se acotovelar entre as 11ª, 24ª, 60ª e 87ª posições, respectivamente.

Ainda na lista dos emergentes, o Brasil conta com sete universidades entre as 100 melhores; a China é líder, com com 23 universidades de excelência entre as melhores, seguida por Taiwan, Índia, Turquia, África do Sul e Tailândia. Já entre as melhores do planeta, porém, o Brasil está fora da listagem das 100 primeiras.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou mais de uma vez que a educação no País ainda tem muitas dificuldades. Porém, uma analogia foi frequente para designar a evolução do Brasil na última década na área do ensino.


— O filme é bom, mas fotografia ainda é ruim.

Ou seja, o momento ainda não é bom, mas, historicamente, estamos evoluindo, como explicou o ministro.


No fim do ano, é possível fazer um balanço da educação em 2013 avaliando os principais rankings que o Brasil participou. Veja abaixo a análise dos principais indicadores educacionais.

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes


O que é: O Pisa (Programme for International Student Assessment) é um teste internacional aplicado a jovens de 15 anos de idade. É coordenado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e abrange a análise de leitura, matemática e ciências.

Resultado no ano: Neste ano, ficamos na 58ª posição entre os 65 países avaliados.

Avaliação: Mercadante reconheceu ainda há muitas deficiências no ensino no País, mas destacou que, entre todos os países avaliados, o Brasil foi o que apresentou o maior avanço no desempenho na área da matemática.

Times Higher Education

O que é: O THE é a lista mundial de universidades de excelência, segundo a reputação de cada uma.

Resultado no ano: O Brasil não teve nenhum representante entre os dez primeiros colocados do ranking. Apenas USP (Universidade de São Paulo), Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) tiveram que se acotovelar entre as 11ª, 24ª, 60ª e 87ª posições, respectivamente

Avaliação: Para o ministro da Educação, os critérios utilizados nem sempre refletem a verdadeira qualidade da instituição.

— Um dos critérios para definir a internacionalização é se a instituição oferece certa quantidade de aulas em inglês. A USP não atende a este critério, e isso não quer dizer que sua qualidade é inferior.

Índice Geral de Cursos

O que é: O IGC avalia continuamente a qualidade dos cursos oferecidos pelas IES (instituições de ensino superior). Vai de 1 a 5 e leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a infraestrutura da IES e a formação do corpo docente.

Resultado no ano: O último balanço ainda se refere a 2012, e aponta que, das 2.136 universidades e faculdades avaliadas no País, somente 27 receberam a nota máxima do MEC.

Avaliação: Anualmente este índice é alterado. Um curso, porém, que obtém a nota 4, não precisa ser avaliado compulsoriamente. Aqueles que obtém nota abaixo de 3 por um determinado tempo, são notificados e podem ser proibidos de abrir novas vagas.

Analfabetismo

O que é: Taxa de pessoas de 10 anos ou mais de idade que não sabe ler e escrever.

Resultado no ano: A expectativa é que o resultado continue a manter o ritmo de queda, segundo especialistas ouvidos pelo portal R7.

Avaliação: Nos últimos anos, a taxa passou de 16,44% da população, em 1992, para 7,9% em 2011, não ultrapassando a queda na casa de 1% ao ano no último quinquênio.

SIR World Report

O que é: Ranking mundial que avalia a produção acadêmica, tanto por quantidade, quanto por qualidade, divulgado pela Scimago Lab.

Resultado no ano: A UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) é a instituição nacional que teve o maior impacto, segundo o ranking. As instituições brasileiras, porém, perderam posições no ranking de 2013 em comparação a 2012.

Avaliação: A necessidade de maior internacionalização das universidades brasileiras é um dos pontos questionados pelo ministro Mercadante. Mais especificamente em como isso deve ser feito.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.