Logo R7.com
RecordPlus

Grupos de samba vão agitar o Rio Verão Festival

Revelação e Raça Negra se apresentarão na Apoteose no dia 5 de abril

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Xande de Pilares, do Revelação, vai botar todo mundo para sambar
Xande de Pilares, do Revelação, vai botar todo mundo para sambar

O Rio Verão Festival, que acontece em 5 abril na praça da Apoteose, vai celebrar a mistura de ritmos que fazem a alegria no Rio de Janeiro em oito horas de festa. Um dos gêneros musicais que vão marcar presença é o samba. Revelação e Raça Negra estão entre as atrações. Esta será a terceira edição do evento, que também reunirá em um único dia nomes como Só Pra Contrariar, Belo, Anitta e Naldo.

Nascido nos quintais do subúrbio e morros do Rio, o samba é a união de vários ritmos de origem africana com tons harmonioso que circulam pela cidade. De acordo com o historiador Felipe Ferreira, o samba que nós conhecemos atualmente surgiu no Estácio, região central, justamente por ser próximo dos morros e do centro da capital, mesclando características de ambas as áreas.


O gênero deu origem a diversos blocos, como Cacique de Ramos. Segundo o diretor do Cacique e integrante do grupo Fundo de Quintal, Bira Presidente, foi a união e desejo das família Nascimento, Espírito Santo e Oliveira que permitiu a criação do bloco onde moradores de Ramos, zona norte, e outros bairros da Leopoldina pudessem brincar o Carnaval.

A recepção foi tão boa que, com dois anos de vida, o desfile dos foliões do Cacique saiu de Ramos e foi para avenida Rio Branco, centro do Rio. Grupos e cantores, como Beth Carvalho — que é madrinha do Cacique — e Zeca Pagodinho são crias do bloco.


Com o crescimento dos blocos, as escolas de samba surgiram. A primeira delas foi justamente a Estácio de Sá, em 1927. Inicialmente, os desfiles aconteciam na praça Onze e, depois, passaram a ocorrer na avenida Presidente Vargas.

Desde a inauguração do Sambódromo, em 1984, as agremiações desfilam ano após ano na Sapucaí. Local onde os grupos Revelação e Raça Negra, representantes do samba, vão se apresentar no Rio Verão Festival, comprovando que grandes sucessos vêm do subúrbio carioca.


Saiba como comprar ingressos para o Rio Verão Festival

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.