Rio de Janeiro "Iniciamos novo tempo", diz Castro em posse como governador do RJ

"Iniciamos novo tempo", diz Castro em posse como governador do RJ

Sessão na Alerj ocorreu no dia seguinte ao afastamento definitivo de Wilson Witzel do cargo

Cláudio Castro tomou posse como governador do Rio de Janeiro

Cláudio Castro tomou posse como governador do Rio de Janeiro

Divulgação/Alerj

O governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), tomou posse oficialmente do cargo em sessão na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), no centro do Rio, neste sábado (1º), dia seguinte ao afastamento definitivo de Wilson Witzel por decisão unânime do TEM (Tribunal Especial Misto).   

Castro ao lado do presidente da Alerj

Castro ao lado do presidente da Alerj

Divulgação/Alerj

Castro, que já cumpria a função interinamente desde agosto de 2020, leu o juramento constitucional e assinou o termo de posse durante a cerimônia comandada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

No discurso, o governador reconheceu os desafios econômicos e políticos que vai enfrentar na gestão do Rio de Janeiro em meio à pandemia. Além da vacinação contra a  covid-19, Castro assumiu como principais compromissos a implementação do programa Supera Rio e a redução dos índices de violência.

"Iniciamos um novo tempo no Rio de Janeiro, com certeza, um tempo de reconstrução. Tenho a dimensão de como é difícil para o povo acreditar nessas mudanças, mas precisamos avançar, olhar para frente. E, se tem uma coisa que aprendemos nessa pandemia, é a força de acreditar, não perder a fé e lutar", disse.

Cláudio Castro ainda declarou que as divergências com o presidente da Alerj, na semana em que houve uma queda de braço contra o leilão da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), ficaram para trás e afirmou considerar André Ceciliano um amigo.

Acompanhado da esposa e dos dois filhos, Castro chegou à Alerj, por volta das 11h, com cerca de uma hora de atraso, causando aglomeração entre presentes que tentavam cumprimentar o governador do Rio. Às 14h, ele fará um pronunciamento no Palácio Guanabara, na zona sul do Rio.

Perfil de Cláudio Castro

Nascido na cidade de Santos, Cláudio Castro tem 42 anos. Ele se torna o mais jovem governador do Estado do Rio desde a redemocratização. Castro é advogado, músico e evangelizador. Na carreira política, teve um mandato como vereador. Em 2018, foi eleito como vice-governador de Wilson Witzel.

Últimas