MPRJ cumpre mandados de prisão contra quadrilha que pratica sequestros na Baixada Fluminense
Integrantes da organização faziam vídeoschamadas com pessoas da família da vítima enquanto elas eram torturadas
Rio de Janeiro|Bernardo Pinho*, do R7

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Civil, cumpriu, na manhã desta terça-feira (11), mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa denunciada por cometer crimes de roubo majorado, sequestro relâmpago e extorsão mediante sequestro em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os agentes também realizaram verificações administrativas em cinco unidades prisionais do Estado. Eles contaram com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
A ação é um desdobramento da operação Market Fake. Na primeira fase, em junho deste ano, sete pessoas foram presas e aparelhos celulares, documentos, máquinas de cartão e um carro roubado foram apreendidos.
De acordo com as investigações, as vítimas são atraídas por um falso anúncio de vendas de carros que era publicado em uma rede social. O suposto vendedor combina um local próximo a uma comunidade de Belford Roxo e, quando as vítimas chegam, são rendidas e levadas para o interior do local, onde têm suas contas bancárias invadidas e roubadas.
Segundo as denúncias, os integrantes da organização também fazem vídeoschamadas com pessoas da família dos sequestrados enquanto torturam as vítimas e exigem uma quantia de dinheiro para liberá-las.
As apurações dao conta de que o grupo estaria dividido nos seguintes núcleos: Anunciantes, braço armado, operadores de máquinas de cartão, beneficiários de PIX e receptadores dos aparelhos celulares das vítimas. Além disso, as lideranças da organização estariam ligadas ao tráfico de drogas da comunidade do Parque São José, também em Belford Roxo.
*Sob a supervisão de PH Rosa