Prefeitura do Rio lançará app para controlar vagas de estacionamento
Software será implementado primeiro na zona sul e até o fim de agosto estará em pleno funcionamento. Aplicativo é aliado para o ordenamento urbano
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*, com Record TV
A prefeitura do Rio vai lançar um aplicativo para controlar o número de vagas de estacionamento da cidade. O pagamento só poderá ser efetuado por meio do sistema. Além disso, 300 guardadores serão contratados pela empresa responsável pelo app.
Leia mais: RJ: cliente compra celular e recebe aipim em caixa do aparelho
O software será implementado primeiro na zona sul do Rio e até o fim de agosto estará em pleno funcionamento.
Haverá dois período disponíveis para o estacionamento: de duas horas, que custará R$ 5 e de seis horas, no valor de R$ 15.
Caso o sistema não registre o pagamento efetuado, o carro será multado e rebocado na passagem das equipes de fiscalização.
O secretário de Ordem Pública, Gutemberg de Paula Fonseca, disse em entrevista ao Balanço Geral RJ que o intuito é acabar com os flanelinhas que cobram da população preços altos para cuidar do carro.
Ainda segundo ele, o aplicativo será um aliado para o ordenamento urbano e para a segurança da população. O secretário explicou ainda que caso a pessoa esteja sem bateria no celular será possível fazer a reserva por meio do sistema que o guardador possui.
“Se por ventura você estiver no local e faltou bateria, não tem problema. Você vai abordar o guardador e ele vai te apresentar um aplicativo também, um sistema que você pode adquirir naquele momento e utilizar um espaço que pertença à população.”
Leia mais: Prefeitura do Rio volta atrás e cancela projeto de app para praias
A empresa responsável irá ceder também um tablete para a Guarda Municipal fazer o monitoramento das vagas em tempo real. Dessa forma, os reboques conseguirão atuar de forma efetiva.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.