Rio de Janeiro atinge a marca de 20 mil mortos pelo novo coronavírus
Estado tem 295.021 casos confirmados de covid-19 e suspeitas de proliferação do vírus desde janeiro. RJ supera óbitos de país como Alemanha e Chile
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O Rio de Janeiro atingiu na última quinta-feira (22) a marca de 20.021 óbitos confirmados pelo novo coronavírus. Em todo o Estado, a marca de casos acumulados de covid-19 chegou a 295.021.
Ação do MP prende ex-deputado suspeito de rachadinha na Alerj
Com estes números, o Rio de Janeiro superou o número de mortos de países como África do Sul, Alemanha e Iraque. Todas estas nações tem população substancialmente maior que o Estado fluminense, que atualmente tem cerca de 16 milhões de habitantes.
Leia também
Em casos confirmados, o cenário não é diferente. Apesar de estar atrás de São Paulo, Minas Gerais e Bahia no índice, os números colocam o Rio de Janeiro à frente de Bélgica, Países Baixos, Polônia, Canadá e até mesmo a China, onde especialistas acreditam que tenha surgido o novo coronavírus, em confirmações da doença.
Os números ainda que elevados, se apresentam em um cenário de notória subnotificação de casos. Infectologistas apontam que cerca de 80% das pessoas que contraem o vírus não chegam a sequer manifestar qualquer tipo de sintoma.
Apesar da queda do número de casos nas últimas semanas, as autoridades fluminenses tentam conscientizar a população que o vírus continua circulando. Os alertas contrastam as cenas de milhares e milhares de cariocas nas praias e em festas não autorizadas todos os finais de semana.
'Chegou a hora de vários fatos serem revelados', diz Flordelis
Enquanto nenhuma vacina tem a sua eficácia cientificamente comprovada e produção em larga escala, os fluminenses continuarão a ver o número de casos crescer.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa