Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rio: menores infratores fazem rebelião em unidade do Degase

Manifestação ocorreu no mesmo dia que servidores do departamento suspenderam greve; objetos foram incendiados e PM acionada

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil e Record TV Rio

PM foi acionada durante rebelião no Degase
PM foi acionada durante rebelião no Degase

Menores infratores internos da unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) da Ilha do Governador, zona norte do Rio, fizeram uma rebelião na noite de sexta-feira (8). Segundo informações da Record TV Rio, esta foi a quarta ação em uma semana na Escola Jão Luiz Alves, que fica dentro da unidade.

Ainda de acordo com as informações, os jovens, que cumprem medidas socioeducativas, quebraram celas e teriam ateado fogo em objetos dentro das galerias. O 17º BPM (Ilha do Governador) foi acionado para ajudar a conter o tumulto. Segundo o Degase, não houve feridos nem fuga.

A rebelião ocorreu no mesmo dia em que os servidores do departamento anunciaram a suspensão da greve, que começou na terça-feira (5). Com isso, as atividades de cuidado com menores infratores nas unidades do estado voltam à normalidade.

Leia também: primeira escola pública do Rio de Janeiro comemora 110 anos


O Tribunal de Justiça havia notificado o presidente do sindicato, João Luiz Pereira Rodrigues, para que cumprisse a determinação judicial estabelecendo o retorno da categoria ao trabalho, sob pena de ser preso, assim como os demais diretores sindicais. A greve atingiu 25 unidades do Degase.

Leia também

Em nota, o sindicato anunciou que vai recorrer da decisão, com o objetivo de impugnar os "argumentos inverídicos" apresentados pelo governo do Estado. No texto, o sindicato diz que o movimento grevista é legítimo e cumpriu todos os requisitos legais previstos na Lei 7.783/89.


"Com isso, em assembleia extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira, foi determinada a suspensão temporária da greve, e agendado um ato às 14h da próxima terça-feira (12), após a audiência de conciliação na sede do Tribunal de Justiça”, conclui a nota.

Vinculado à Secretaria de Estado de Educação, o Degase é o órgão responsável pela execução das medidas socioeducativas preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens em conflito com a lei.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.